
Vinicius Pontes – Acadêmico do 4° semestre de Relações Internacionais da UNAMA
Abade de Saint Pierre foi um filósofo que nasceu na França no ano de 1658. Saint Pierre foi um dos principais nomes relacionados à vertente Idealista Clássica das Relações Internacionais(RI). O autor ficou conhecido após escrever a obra “Projeto para tornar perpétua a paz na Europa”, que teve influência no processo de integração da Europa que viria a acontecer muitos anos depois de sua morte.
Em sua obra, Saint Pierre defendia que para evitar possíveis guerras e garantir que os acordos entre países da Europa fossem devidamente cumpridos, era necessário achar algo que grande parte dos países tivessem em comum para que pudessem se unificar com mais facilidade. O autor chegou à conclusão de que o “elo” que poderia unir a Europa seria a religião católica.
“Quanto aos motivos suficientes, compreendi que se pudesse propor um Tratado capaz de tornar a União sólida e inalterável, e que assim proporcionasse a todos uma segurança suficiente da perpetuidade da Paz, os Soberanos veriam nele inconvenientes menores e menos numerosos, assim como vantagens maiores e mais numerosas, do que no atual Sistema de Guerra.”
(SAINT PIERRE, 1998. P. 8)
Referências:
SAINT PIERRE, Abade de. Projeto para Tornar Perpétua a Paz na Europa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.
SARFATI, Gilberto. Teoria das Relações Internacionais. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.