Elon Musk

Rafaela Vale – Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Exteriorizando a imagem de um magnata poderoso e genial que parece ter saído de uma história em quadrinho de heróis — servindo para Robert Downey Jr. como inspiração para a adaptação de Tony Stark no universo cinematográfico da Marvel no início dos anos 2000 — Elon Musk é uma das figuras mais influentes do ramo tecnológico.

Nascido em 1971 em Pretoria, África do Sul, Elon passou os primeiros anos de sua vida em silêncio, devido à preferência de permanecer imerso em seus próprios pensamentos, apesar de ser algo que preocupava seus pais, em algum ponto da vida levantando a questão de que ele poderia ser surdo.

Após a separação de seus pais, Elon decidiu morar com o pai, cujo acervo literário o mantinha ocupado, pois outros tópicos de sua vida, como relações sociais, não eram frequentes na vida do jovem introvertido. O bullying na escola agravou este isolamento, que o inclinou a focar em seus interesses, como tecnologia, ficção científica e astronomia.

A infância voltada para leituras, montagem de foguetes de pólvora e formulação de códigos serviu financeiramente para pequenos trabalhos na adolescência, como a venda de itens como videogame de sua própria autoria e também quando Musk decidiu mudar-se para o Canadá em 1989.

Em 1995, abandonou a jornada acadêmica rumo ao PHD na Universidade de Stanford e decidiu investir como empreendedor juntamente a seu irmão Kimbal Musk, com quem fundou a Zip2, uma empresa voltada a softwares para empresas de jornais, que foi futuramente vendida por 307 milhões de dólares.

No ano 2000, surge o PayPal, ferramenta bancária cuja criação veio com a mescla de duas empresas, uma delas a X.com, fundada por Musk.

A próxima etapa de investimentos do entusiasta em tecnologia seguem as ideias de um oásis em Marte que já estavam começando a surgir em Musk em 2001. A SpaceX, fundada no ano seguinte, traria como objetivo a construção de foguetes e aprimoramento de tecnologias para que o plano de exploração pudesse dar seus primeiros passos.

Inovações também estavam sendo planejadas em ambiente terrestre pela Tesla, empresa em que Elon conseguiu o cargo de CEO. A empresa visa a fabricação de veículos elétricos e futuristas.

O resultado da colaboração das duas empresas resulta em experimentos grandiosos, como a criação do Falcon Heavy, considerado o foguete mais poderoso do mundo, visando a maior facilidade no transporte de humanos para a lua e para o planeta vermelho.

Em 2018, o Falcon Heavy levou ao espaço um Tesla Roadster, um carro da empresa portando um manequim com roupas de astronauta, demonstrando a grandiosidade das empresas de Elon.

Apesar de inegavelmente genial, Elon Musk apresenta opiniões polêmicas em algumas situações, como os lockdowns na pandemia do Coronavírus, cujas medidas foram criticadas por Musk em sua rede social pessoal, apontando as medidas como antidemocráticas.

Durante a pandemia, a principal fábrica do bilionário em Femont, na Califórnia, foi fechada devido às medidas de lockdown. Apesar disto, Musk se encontrava na lista dos bilionários que mais faturaram em 2020, cerca de 126,4 bilhões de dólares.

Em setembro de 2021, ultrapassando o fundador da Amazon, Jeff Bezos, Elon Musk apareceu em primeira posição na lista das pessoas mais ricas do mundo feita pela revista Forbes, acumulando 200 bilhões de dólares.

REFERÊNCIAS

GILLESPIE, Katie. Elon Musk. Weigl Publishers, 2015

GOLDSTEIN, Margaret J. Elon Musk: Tesla Founder and Titan of Tech. Lerner Publication, 2021.

MAIR, Mathias. Enlightened entrepreneurship: the success of Elon Musk. 2016.

NAGELHOUT, Ryan. Elon Musk: Space Entrepreneur. Greenhaven Publishing LLC, 2016.

NORDEUS, Erik. The Engineer Follow Elon Musk on a journey from South Africa to Mars. 2013.

GUNTER, Joel. Elon Musk: The man who sent his sports car into space. BBC NEWS, 10 fev. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/news/science-environment-42992143. Acesso em: 2 out. 2021.

BBC NEWS BRASIL. Como foi o lançamento do Falcon Heavy, o foguete mais poderoso do mundo. BBC NEWS BRASIL, 17 fev. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-42983079. Acesso em: 2 out. 2021.

CAI, Kenrick. Elon Musk ultrapassa Jeff Bezos e se torna pessoa mais rica do mundo. Forbes, 28 set. 2021. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-money/2021/09/elon-musk-ultrapassa-jeff-bezos-e-se-torna-pessoa-mais-rica-do-mundo/. Acesso em: 3 out. 2021.

CELLAN-JONES, Rory. Coronavírus: as posturas conflitantes de Elon Musk e Mark Zuckerberg diante da pandemia. BBC NEWS Brasil, 5 maio 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52545378. Acesso em: 3 out. 2021.

VITORIO, Tamires. Elon Musk, 2º mais rico do mundo, ganhou mais de US$ 4.000 por segundo em um ano. CNN Brasil, 7 abr. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/elon-musk-2-mais-rico-do-mundo-ganhou-mais-de-us-4000-por-segundo-em-um-ano/. Acesso em: 3 out. 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s