Vinicius Pontes – Acadêmico do 4° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Nicolau Maquiavel foi um filósofo político, escritor, diplomata e historiador nascido na cidade de Florença, na Itália, no ano de 1469.  O autor é considerado por muitos estudiosos um dos pais da ciência política e um dos pensadores que mais influenciaram na criação da área de Relações Internacionais (RI). A maior parte da fama de Maquiavel vem da obra “O Príncipe”, obra que é essencial para se compreender a vertente Realista Clássica das RI e suas derivadas.

Em “O Príncipe”, Maquiavel descreveu as principais caraterísticas que um líder precisa ter para conseguir o poder, como exercê-lo, e consequentemente assegura-lo por um grande período de tempo. A visão cética de acontecimentos históricos e os diversos conceitos apresentados por Maquiavel na obra, como “virtú” e “fortuna”, ainda possuem importância na atualidade e por conta disso sua obra se mostra atemporal.

“É coisa realmente muito natural e comum o desejo de conquista, e, sempre que a realizarem os homens aptos para tanto, eles serão louvados ou, pelo menos, não serão recriminados.”

(MAQUIAVEL, 1998. P. 17)

Referências:

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Tradução de Antonio Caruccio-Caporale. Porto Alegre: L&PM Pocket 1998.

SARFATI, Gilberto. Teoria das Relações Internacionais. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.