Dicas de Filmes

Rafaela Vale – Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

Fahrenheit 9/11 (2004)

Direção: Michael Moore

IMDb: https://www.imdb.com//title/tt0361596/

Disponível em: YouTube

Tópicos abordados: Terrorismo. Política estadunidense.

O documentário de 2004, dirigido por Michael Moore — vencedor do Oscar em 2003 de Melhor Documentário por Tiros em Columbine — expõe mais uma tragédia marcante na história dos Estados Unidos, e alcançando âmbito global, o atentado terrorista ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001.

A obra aborda uma vertente política do acontecimento, citando antecedentes à tragédia, como a participação dos Estados Unidos na Guerra do Afeganistão,. Cuja aliança com os combatentes mujahidin resultou no surgimento de grupos extremistas como a Al-Quaeda.

Moore também questiona ao longo do documentário a relação de George W. Bush e do governo estadunidense com a família Bin Laden, além da atuação do presidente dos Estados Unidos, que em seu primeiro ano no cargo demonstrava um comportamento disperso enquanto a ameaça se aproximava.

O Dia que Mudou o Mundo (2021)

Direção: Anne Zohra Berrached

IMDb:https://www.imdb.com/title/tt9178020/

Disponível em: NOW. Apple TV.

Tópicos abordados: Terrorismo.

Lançado a exatos 20 anos do atentado ao World Trade Center, O Dia que Mudou o Mundo narra a história a partir de uma visão inusual a outras obras que recriam a catástrofe. O romance entre Saeed (Roger Azar) e Asli (Canan Kir) é o ponto central da trama.

O casal de estudantes, formado por um libanês e uma turca-alemã, encontra mais que aborrecimentos pelo choque cultural da família, pois, o comportamento peculiar de Saeed começa a dar indícios de que algo está acontecendo às escondidas.

Os protagonistas do filme de 2021 são baseados em Ziad Jarrah e a namorada Aysel Şengün, sendo o libanês um dos quatro membros da al-Qaeda responsáveis pelo sequestro do voo United Airlines93 em 11 de setembro de 2001.

Meu Nome é Khan (2010)

Direção: Karan Johar

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt1188996/

Tópicos abordados: Islamofobia. Xenofobia.

Os eventos do 11 de setembro para cidadãos estadunidenses ou imigrantes de origem muçulmana no país iniciou uma onda de islamofobia, sendo a temática apresentada em Meu Nome é Khan.

Rizwan Khan (Shah Rukh Khan), é um indiano de religião muçulmana que possui síndrome de Asperger. Khan cresceu em Mumbai durante o período de conflitos entre hindus e muçulmanos, e foi ensinado por sua mãe a não ter preconceitos contra qualquer religião, ensinamentos que não foram aceitos pelo irmão mais novo.

Ao se mudar para os Estados Unidos, Khan inicia uma nova vida, casando-se com uma mulher de religião hindu, Mandira (Kajol Devgn) e adotando o enteado Sameer (Arjan Aujla). Após o ataque terrorista, a família Khan também se encontra ameaçada pelos olhares e atitudes preconceituosas da sociedade, cujos ataques resultam na morte de Sameer.

Numa tentativa de animar a esposa e amenizar a situação, Rizwan atravessa o país para se encontrar pessoalmente com o presidente dos Estados Unidos e declarar abertamente que não é um terrorista, em nome de seu filho e de sua honra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s