Pensamentos Internacionalistas – Tucídides

Vinicius Pontes – Acadêmico do 4° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Tucídides foi um pensador que nasceu na cidade de Atenas, no ano de 460 a.c. O autor ficou conhecido como um dos autores que foram precursores da área das Relações Internacionais (RI) por sua análise do conflito entre as cidades de Esparta e Atenas em sua obra “História da Guerra do Peloponeso”. 

Durante grande parte da sua vida, Tucídides foi comandante de algumas tropas e acabou sendo condenado a um exílio de 20 anos. Neste período de exílio o autor escreveu sua obra. Infelizmente, faleceu anos após retornar à cidade de Atenas, e não conseguiu finalizar sua análise.

Na obra em questão, o autor narra aspectos do conflito que mais tarde fariam parte de diversas análises teóricas presentes no campo das RI, como a influência do comércio na guerra, e as principais alianças realizadas pelos atores em conflito. Na obra, Tucídides abordou uma forma de manter a segurança por meio do expansionismo e da manutenção de alianças, que foi realizada por diversos países no mundo contemporâneo e pode ser facilmente relacionada com a teoria vertente realista das Relações Internacionais.

 “…ou seja, Atenas admite ter montado um império, mas argumenta que isso é resultado, em primeiro lugar, de sua segurança; a cidade-estado havia se tornado rica e, conseqüentemente, caso não se defendesse, seria objeto de ameaças externas e, assim, Atenas teria não só o legítimo direito de se proteger, como também a obrigação de defender seus próprios cidadãos, direito esse que Esparta não poderia negar”.

(SARFATI, 2005. pág 65)

Referências:

SARFATI, Gilberto. Teoria das Relações Internacionais. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.

TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Prefácio de JAGUARIBE, Hélio. Tradução do grego de Mário da Gama Kury– 2º. edição – Brasília: Editora Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1987.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s