Daiane de Paula Lima – Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais.

O filme relata o caso de um professor chamado Grillo, o qual trocava as notas baixas das alunas por um momento íntimo. Entretanto, ao saber da situação, quatro alunos fazem justiça com as próprias mãos e o mesmo morre atropelado. Os quatro foram expulsos da Universidade pelo conselho da mesma, e dois anos depois, surge o caso de Moremi.

O longa-metragem passa durante toda a audiência do Conselho da Universidade. O conselho é totalmente diferente do tribunal que conhecemos, pois o próprio réu tem que se defender e o acusado também, já os advogados, não podem interrogar tanto o réu quanto o acusado e muito menos as testemunhas, somente o conselho tem esse poder.

O grande famoso professor de Mestrado, chamado N’ Dyare, tinha um currículo muito renomado, porém, ele era novato na Universidade, já Moremi Oluwa, era uma aluna excelente, com notas altíssimas e super dedicada.

O professor já tinha escolhido a sua próxima vítima e ela era Moremi.  Ele já tinha armado todo o plano para conseguir chegar no seu objetivo, onde dizia que não sabia andar de carro, pedia ajuda para a Moremi, tudo para “conquistá-la”.

Todas as provas, testemunhas, falas, estavam contra Noremi porque o professor já estava acostumado a passar por essa situação, já que não era a sua primeira. Noremi pensou em desisti e que até perderia a causa, mas começou a refletir sobre certas situações que ocorreram em uma viagem “escolar”.

Noremi conseguiu o contato de um dos pais de uma aluna que foi abusada pelo professor, mas não só isso, ela engravidou e teve um filho dele. Porém, por não aguentar o que havia ocorrido, ela se matou. O professor fez um acordo com a família, pois, eles eram bem pobres, logo, o mesmo “sustentava ” a família em troca do silêncio para permanecer sendo o “doutor”. Assim, Noremi descobre que esse professor passou por mais de 10 universidades, sempre mudando de cidade, porque abusava de alunas, porém, ela foi a única que até então decidiu enfrentar a situação.

Durante toda a sessão do conselho, o professor dissimulava.  Tudo o que Moremi falava, ele contava de uma forma diferente e o júri acreditava, pois, professor tem mais “crédito ” que alunos.  Entretanto, Moremi consegue convencer o pai da moça abusada a participar da audiência em seu favor e com o seu testemunho, Noremi consegue vencer o caso e desmascará-lo, o qual foi acusado de assedio sexual e expulso da universidade.

Este filme é de suma importância para todos nós, não somente para os alunos e alunas de RI, pois fala sobre abuso sexual, que é uma problemática mundialmente discutida e é uma violência que acontece diariamente. Além de falar, principalmente, da relação entre professor e aluno, demostrando como a hierarquia, muitas vezes é maléfica, porque desvalorizam uma pessoa por seu “cargo”, ao invés de valorizar o ser humano. E o mais importante de tudo, o filme deixa como recado: DENUNCIE! ABUSO SEXUAL É CRIME!

REFERÊNCIAS: