• Política

Exército indiano participa de exercício militar na Rússia. Exército Chinês e Paquistanês são observadores

O exército indiano participará do Zapad 2021, um exercício militar multinacional na Rússia. O exército da China e do Paquistão serão observadores.

Saiba mais em: https://www.indiatoday.in/india/story/indian-army-to-participate-in-military-exercise-in-russia-china-pak-armies-to-be-observers-1848106-2021-09-01

EUA e Ucrânia assinam acordo militar de parceria estratégica

De acordo com o comunicado, os EUA saúdam o progresso da Ucrânia nas reformas da indústria de defesa e das Forças Armadas, incluindo a adoção de uma nova estratégia para a indústria de defesa. “Os Estados Unidos apoiam o direito da Ucrânia de decidir seu próprio rumo de política externa, livre de interferências externas, incluindo no que diz respeito às aspirações da Ucrânia de se juntar à Otan”, continuou.

Saiba mais em: https://www.brasil247.com/mundo/eua-e-ucrania-assinam-acordo-militar-de-parceria-estrategica

  • Economia

PIB não cresce no 2º tri e economistas já veem ‘pibinho’ em ano de eleição

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro registrou queda de 0,1% no segundo trimestre, em relação ao primeiro, divulgou há pouco o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) — que considera a pequena variação negativa uma estabilidade.

Saiba mais em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58403891

Crise hídrica: os impactos da falta de água na economia - TecMundo

Piora da crise hídrica impacta planos de empresas e ameaça economia até 2022

A sequência de impactos negativos da seca prolongada é mais do que uma ameaça para a economia brasileira em 2021. Os efeitos da crise hídrica ganharam força nos últimos meses e, segundo analistas, também representam um desafio para a atividade econômica em 2022.

Saiba mais em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/09/piora-da-crise-hidrica-impacta-planos-de-empresas-e-ameaca-economia-ate-2022.shtml

  • Resistência Popular

Comitê da ONU notifica Brasil por atrocidades contra indígenas e negros

O processo atual começou quando as entidades CIMI, a Franciscans International, a Faculdade de Direito da Unisinos e a Clínica de Direito da Cardozo Law School enviaram uma petição para o órgão da ONU. O Comitê, assim, decidiu abrir um procedimento para responsabilizar internacionalmente o Estado e as autoridades brasileiras responsáveis pelas atrocidades em curso contra os povos indígenas.

Saiba mais em: https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2021/09/02/comite-da-onu-notifica-brasil-por-atrocidades-em-relacao-a-indigenas.htm 

Forças de resistência em Panjshir afirmam que Al-Qaeda se juntou ao Talibã

A notícia surge quando o Talibã deve anunciar hoje (2) a composição do novo governo afegão. Anteriormente, as forças de resistência em Panjshir afirmaram que iriam continuar a luta contra o movimento.

Saiba mais em: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/2021090217964464-forcas-de-resistencia-em-panjshir-afirmam-que-al-qaeda-se-juntou-ao-taliba/