
Leônidas Machado Barbosa – 4° Semestre
Em 15 de agosto, a cidade de Kabul no Afeganistão caia nas mãos do Talibã, grupo extremista conservador e infame mundialmente pelas suas ações e ideais, o que se esperava que fosse demorar meses para ocorrer, se concretizou em meras semanas. A situação das forças de segurança na região é drástica e escassa, o exército nacional afegão que já estava sem apoio do próprio governo se colapsou a um ponto em que parece que nunca existiu, as forças da coalizão e da OTAN priorizavam tirar seus civis e afegãs que ajudaram durante na permanência das forças estrangeiras.
Durante os seguintes 7 dias seria visto uma evacuação desesperada e com falta de planejamentos, pessoas locais que tentavam sair do país se penduravam em aviões como foi evidenciado em vídeos, crianças e mulheres pisoteadas por multidões desesperadas para entrar no aeroporto ao mesmo tempo que ele estava sendo cercado por forças talibãs (NYP,2021). A área por volta do aeroporto se tonaria uma espécie de refugio e zona segura para aqueles que estavam sendo perseguidos pelos militantes na cidade de Kabul, assim como uma base de operações provisórias para forças da OTAN, isso foi evidenciado pela presença de grupos de forças especiais de múltiplas nacionalidades assim como mercenários também (GLOBAL NEWS,2021).
Muitas pessoas se encontravam nos arredores do aeroporto, entretanto, a cidade passava por um processo de ocupação e pacificação, ou seja, bolhas de violência surgiam e impossibilitavam a passagem segura. O alto comando americano, com medo de que o Talibã reagisse violentamente, se recusou a fazer escoltas dos indivíduos que se encontravam nessas áreas “quentes”, todavia, outras nações da OTAN como os britânicos e alemães resolveram fazer missões de resgate pela cidade, desafiando a soberania do Talibã o que resultou em argumentações com os comandos militares americanos.
Muito se tem dado foco ao que ocorre no aeroporto de Kabul, entretanto, no resto do país a situação tem sido de tensão, opressão e resistência, muitas mulheres que ocupavam cargos elevados foram forçadas a deixar estes e se ausentarem das suas profissões, ademais, meninas têm sido exigidas e obrigadas a serem casadas com os guerrilheiros. As novas imposições do Talibã têm gerado incomodo e revolta na sociedade, o mais notório exemplo se situa no Vale Panjshir onde lá se criou o movimento de resistência ao regime talibã, ele é composto por civis e ex-militares do já defasado governo afegão (AL JAZEERA,2021).
Em um documento de 2003 chamado “Human Security Now” lançado pelas nações unidas, novas características e interpretações apresentadas e discutidas, entre elas se encontra a ideia de que os atore envolvidos se expandem além do estado em si. A composição civil da resistência do Vale do Norte é uma evidencia em que a segurança não mais se limita a um ator exclusivamente estatal e que medidas de reconstrução e mudanças podem originar de comunidades da região afetada (ONU,2003), no caso do Afeganistão podemos perceber um repudio com respostas coordenadas das comunidades afetadas pela invasão do Talibã, podendo se botar em evidencia a composição feminina da resistência, grupo social este altamente afetado pelos ideias extremistas do grupo militantes.
Apesar das coalizões civis e grupos sociais que fazem a oposição ao Talibã, esforços para a derrubada não serão fáceis devido ao reabastecimento do grupo terrorista por captura de armamentos americanos nos últimos meses. As expectativas para a região são de um conflito prolongado e marcado pelo atrito de guerra, a bolsa de resistência do Vale do Norte já se entrincheirou de modo quase impossível de tirar e ao mesmo tem feito avanços em territórios do Talibã, entretanto, devido ao reabastecimento dos talibãs com armas americanas se é esperado um combate ferrenho e sangrento nos próximos meses ou até anos.
Referências:
Buzan, B. (1987). People: States and fear: National security problem in international relations.
Connolly, A. (2021, August 23). Canadian special forces operating outside Kabul airport amid growing danger: Officials. Global News. https://globalnews.ca/news/8133816/afghanistan-evacuation-canadian-special-forces/. Acessado em 25 de agosto de 2021
UN,Human security now (2003)
Mom recalls heartbreaking moment toddler was trampled at Kabul airport. (2021, August 23). New York Post. https://nypost.com/2021/08/22/fatal-stampede-outside-kabul-airport-takes-place-as-people-attempt-to-flee/. Acessado em 25 de agosto de 2021
Saleh and Massoud: The Afghan leaders challenging the Taliban. (2021, August 23). Breaking News, World News and Video from Al Jazeera. https://www.aljazeera.com/news/2021/8/23/the-two-men-challenging-the-taliban-in-afghanistan. Acessado em 25 de agosto de 2021