
L’OTAN exhorte les talibans à « respecter et à faciliter » le départ des personnes qui fuient l’Afghanistan
“A OTAN exorta o Talibã a facilitar a saída de pessoas do Afeganistão”
Países membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) reconhecem dificuldades no acesso ao aeroporto do Afeganistão e pediram para que o Talibã facilitasse a saída segura de pessoas de Cabul.
Joe Biden e Macron concordaram em realizar uma cooperação internacional, principalmente no âmbito do G7 (formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido), contra o terrorismo e fortalecendo questões humanitárias e políticas.

Brasil deve R$ 9 bi a organismos internacionais e pode perder direito de voto na ONU em 2022
Segundo o Itamaraty a situação é constrangedora, o Brasil deverá pagar no mínimo US$ 114.3 milhões até o fim de 2021 para organismos internacionais, a fim de manter o seu voto na Assembleia Geral da ONU em 2022, ano em que o país assumiria o assento não permanente no Conselho de Segurança.

Former Afghanistan government leaders meet Taliban officials
“Ex-líderes do governo do Afeganistão se encontram com autoridades do Talibã”*
O encontro foi entre o ex-presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, que é atual presidente do Conselho Superior para a Reconciliação Nacional, e Abdul Mansour, governador em exercício do Talibã.
Os líderes discutiram sobre a proteção dos cidadãos afegãos, com a garantia por parte do Talibã de segurança da vida, propriedade e dignidade dos civis.
Saiba mais em: <https://english.alarabiya.net/News/world/2021/08/21/Former-Afghanistan-government-leaders-meet-Taliban-officials>

OMS confirma novo caso suspeito de Ébola na Costa do Marfim
Além do caso de ebola anunciado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), foi identificado mais um suspeito e nove casos de contato. As pessoas contaminadas estão isoladas e recebendo tratamento no hospital em Abidjan, Costa do Marfim, começou a aplicar a vacina contra o vírus para tentar conter a doença.
Saiba mais em: <https://www.lusa.pt/article/HP~9W7kzzpf9NIykf_jPSTMSZM5iuSI1>

IMF suspends Afghanistan’s access to funds
“Fundo Monetário Internacional suspende acesso do Afeganistão a fundos internacionais”*
O país que já sofria uma crise econômica, vê a moeda local (Afghani) desvalorizar em níveis recordes.
Devido a “falta de clareza da comunidade internacional com a situação atual do país” reservas de mais de $370 milhões e acesso a ativos de Direitos Especiais de Saque (SDR) foram congelados.
A ONU (Organização das Nações Unidas) declarou preocupação com o uso do dinheiro de forma ilegal por parte do Talibã, como tráfico de drogas e produção de ópio.
Saiba mais em: <https://www.bbc.com/news/business-58263525>
ONU asegura que la emergencia climática es una carrera que “se está perdiendo” pero que “se puede y debe ganar”
“A ONU garante que a emergência climática é uma corrida que “está se perdendo”, mas que “pode e deve ser vencida”
Guterres prestou homenagem a todos os agentes humanitários que ajudam pessoas necessitadas afetadas pela emergência climática, pediu apoio ao trabalho destes agentes que enfrentam ameaças crescentes.
Ademais, reiterou o foco na situação da imigração causada pelas mudanças do clima e o agravamento advinda da pandemia de Covid19.
Saiba mais em: <https://www.europapress.es/internacional/noticia-onu-asegura-emergencia-climatica-carrera-perdiendo-puede-debe-ganar-20210820081349.html>

Deforestation in Brazilian Amazon hits highest annual level in a decade
“Desmatamento na Amazônia brasileira atinge o maior nível anual em uma década”
De acordo com o Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), a área desmatada chega a ser 13 vezes maior do que a grande Nova Iorque, mais de 10.476 quilômetros quadrados.
O número demonstra como os níveis estão fora de controle e preocupa o Sistema Internacional sobre as políticas públicas realizadas pelo governo Bolsonaro que está na contramão da agenda climática global.
Saiba mais em: <https://www.theguardian.com/environment/2021/aug/20/brazil-amazon-deforestation-report-bolsonaro-climate>