Rafaela Vale – Acadêmica do 4º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.
HIROSHIMA: O DIA SEGUINTE (2010)

Direção: Pamela Caragol
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt1755705/
Disponível em: YouTube.
Tópicos abordados: Segunda Guerra Mundial.
A manhã de 6 de agosto de 1945 apresentou ao mundo o poder de destruição em massa da primeira bomba atômica lançada sobre uma cidade, Hiroshima, no Japão. Lançada pelos norte-americanos, Little Boy, com seus 3 metros de comprimento, foi a primeira parte de um pesadelo que se repetiria 3 dias depois na cidade de Nagasaki com o lançamento da bomba Fat Man.
A fabricação das bombas Little Boy e Fat Man vieram da colaboração entre os Estados Unidos e outras nações, como Grã-Bretanha e Canadá, no Projeto Manhattan. Ambas foram lançadas durante o período final da Segunda Guerra Mundial, como uma estratégia americana para a rendição japonesa, que foi concedida em 15 de agosto de 1945.
O documentário produzido pela National Geographic reúne recriações de cenas e relatos de sobreviventes, de moradores da cidade de Hiroshima e um integrante da equipe do Enola Gay, aeronave utilizada para o transporte e lançamento da primeira arma.
As consequências dos bombardeios em ambas as cidades se alastraram durante anos. Além do grande número de mortos, foram deixados sobreviventes com deformidades e doenças desencadeadas pela radiação.
O TÚMULO DOS VAGALUMES (1988)

Direção: Isao Takahata
IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0095327/
Disponível em: Youtube.
Tópicos abordados: Segunda Guerra Mundial.
A animação lançada pela Studio Ghibli em 1988, apresenta a visão da guerra pela perspectiva de duas crianças, Seita e Setsuko, irmãos que, ao perder a mãe durante um bombardeio feito pelos Estados Unidos em Kobe, tornam-se órfãos e passam a procurar por um novo lugar para recomeçar a vida.
Setsuko, o irmão mais velho, toma para si a responsabilidade de proteger Seita, a garotinha por volta dos cinco anos, tentando distraí-la o máximo possível da realidade em que estão inseridos.
O filme deixa de lado os cenários mágicos e coloridos, típicos das outras obras produzidas pelo consagrado Studio Ghibli, para apresentar uma estética mais próxima a seriedade do sofrimento da Guerra, embora em alguns momentos seja feita a utilização de outros elementos para criar cenas agradáveis, apresentando um instante de escape para as crianças protagonistas.
Baseado na obra de mesmo nome, escrita por Akiyuki Nosaka, o Túmulo dos Vagalumes entrega a memória de destruições causadas por bombardeios no território japonês durante a Segunda Guerra Mundial, como o de Tokyo, em 9 e 10 de março de 1945, seguido pelos de Hiroshima e Nagasaki, onde bombas foram detonadas em 6 e 9 de agosto do mesmo ano e marcaram não apenas a história do Japão, mas do mundo, com uma demonstração de poder bélico nunca antes vista.
REFERÊNCIAS
ALCÂNTARA, Tiago. De Gen Pés descalços ao Godzilla: como a bomba atômica inspirou a ficção japonesa.
EFE. Tóquio lembra os 70 anos do bombardeio mais mortífero da história. Agencia EFE. 10 mar. 2015. Disponível em: https://www.efe.com/efe/brasil/sociedade/toquio-lembra-os-70-anos-do-bombardeio-mais-mortifero-da-historia/50000246-2557555. Acesso em: 17 ago. 2021.
EMICO, OKUNO. As bombas atômicas podem dizimar a humanidade-Hiroshima e Nagasaki, há 70 anos. estudos avançados, v. 29, n. 84, p. 209-218, 2015.