Destaques Internacionais

Tunisia’s president accused of ‘coup’ after dismissing PM

 “ Presidente da Tunísia é acusado de “golpe” após demitir PM”*

O presidente tunisiano, Kais Saied, disse que assumirá ‘autoridade executiva’ após demitir o primeiro-ministro e suspender o parlamento. A ação do presidente ocorreu após protestos violentos no país contra a forma do governo de lidar com a crise de COVID19 e a economia. Em seu pronunciamento, o presidente advertiu que as Forças Armadas “responderão com balas” quem optar por utilizar armas. O Presidente do Parlamento tunisino, Rached Ghannouchi, acusou Saied de lançar “um golpe contra a revolução e a constituição”. O partido também condenou a ação do presidente como um “golpe de Estado contra a revolução”.

Saiba mais em: <https://www.aljazeera.com/news/2021/7/25/tunisias-president-dismisses-prime-minister-after-protests&gt;

Beijing urges Washington to stop ‘demonising’ China as US official visits

Durante visitas de oficiais dos EUA, Pequim aconselha Washington a parar de “demonizar” China*

A deterioração dos laços entre EUA e China está se aprofundando após a primeira grande reunião entre as principais economias do mundo desde março, com a visita da vice-secretária de Estado Wendy Sherman à cidade de Tianjin, que acabou em confusão entre os principais diplomatas dos países. Na ocasião, o vice-ministro das Relações Exteriores da China afirmou que: “A esperança pode ser que, ao demonizar a China, os EUA possam de alguma forma … culpar a China por seus próprios problemas estruturais, adicionou que Washington vê a China como inimigo imaginário, e que essa é uma mentalidade equivocada e perigosa.

Saiba mais em: <https://www.bangkokpost.com/world/2154967/beijing-urges-washington-to-stop-demonising-china-as-us-official-visits&gt;

IMF raises growth forecasts for rich nations, dims outlook for developing world

“FMI eleva projeções de crescimento para as nações ricas e enfraquece perspectivas para o mundo em desenvolvimento”*

O Fundo Monetário Internacional melhorou as perspectivas para os Estados Unidos e outras economias ricas, mas diminuiu as estimativas de países em desenvolvimento que lutam contra o aumento das infecções por COVID-19. Os critérios se basearam no acesso de vacina contra o coronavírus e no apoio fiscal das economias avançadas, os países emergentes possuem dificuldades em ambos.

Saiba mais em: <https://www.reuters.com/business/imf-lifts-growth-forecasts-rich-nations-dims-outlook-developing-world-2021-07-27/?taid=610051dbafcfee00019acef7&utm_campaign=trueAnthem:+Trending+Content&utm_medium=trueAnthem&utm_source=twitter&gt;

Unesco aprobó cinco candidaturas latinoamericanas a Patrimonio Mundial

“Unesco aprovou cinco indicações latino-americanas para Patrimônio Mundial”*

A candidatura do Brasil é mais atual do que as outras, datando do século XX. Atualmente o país possui 23 patrimônios culturais. O jardim tropical Sítio Roberto Burle Marx -Rio de Janeiro- , segundo o Ministério do Turismo do Brasil possui “o legado do paisagista que criou o conceito de jardim tropical moderno”. O lugar possui cerca de 407.000 metros quadrados de área florestal e possui um acervo de mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais. Além disso, existem também seis lagos e sete edifícios no local, que recebe cerca de 30.000 visitantes anuais.

Saiba mais em: https://globovision.com/article/unesco-aprobo-cinco-candidaturas-latinoamericanas-a-patrimonio-mundial?preview=true

La OPS advierte a Latinoamérica y el Caribe de una “avalancha de problemas de salud”

“OPAS alerta América Latina e Caribe para “avalanche de problemas de saúde”*

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alertou a América Latina e o Caribe sobre a suspensão dos serviços em hospitais e centros de atendimento devido à pandemia do covid-19 .

De acordo com o órgão, 97% dos países e territórios participantes relataram interrupções no serviço básico de saúde, enquanto 45% reconheceram suspensões na região. De acordo com a diretora da OPAS, 300.000 crianças não receberam as vacinas de rotina, principalmente no México e no Brasil. Ela acrescentou que se não houver ações efetivas dos Estados sobre essas tendências preocupantes, haverá o agravamento intenso nos problemas de saúde das regiões.

Saiba mais em: https://globovision.com/article/la-ops-advierte-a-latinoamerica-y-el-caribe-de-una-avalancha-de-problemas-de-salud

Bolsonaro fez 87 ataques à imprensa este ano, diz a Organização Repórteres Sem Fronteiras

O número de ataques à imprensa do presidente brasileiro representou um aumento de 74% na comparação com o segundo semestre do ano passado. Além disso, os dados também mostraram que, além dos 87 ataques de Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) atacou a imprensa em 83 ocasiões, alta de 84,4%. Segundo a Organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), 88% desses ataques foram feitos por indivíduos relacionados ao presidente.

Saiba mais em: https://www.brasil247.com/midia/bolsonaro-fez-87-ataques-a-imprensa-este-ano-diz-a-organizacao-reporteres-sem-fronteiras?amp&__twitter_impression=true

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é image-4.png

BRICS states to adopt counter-terror action plan next month

“Estados do BRICS adotarão plano de ação antiterror no próximo mês”*

Após reunião virtual com os ministros das relações exteriores de cada membro do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul) foi formulado um plano antiterrorismo para o bloco e será adotado em reunião de assessores de segurança nacional do agrupamento prevista para o próximo mês. O plano de ação possui medidas para fortalecer a cooperação entre os países para implementar o combate ao terrorismo em diversas áreas como radicalização, ciberterrorismo, controles de fronteiras, proteção de alvos fáceis, compartilhamento de informações e capacitação de combatentes internacionais e regionais.

Saiba mais em: <https://www.hindustantimes.com/india-news/brics-states-to-adopt-counter-terror-action-plan-next-month-101627663153102.html&gt;

Olimpíada de Tóquio: Japão libera 10 mil torcedores por evento | Exame

O Japão atingiu um aumento perceptível de casos de Covid dentro da bolha olímpica

Os casos de Covid-19 no Japão ultrapassam 10 mil pela primeira vez na quinta-feira (29/7) e, pelo terceiro dia consecutivo, Tóquio registrou alta, com 3.865 novos casos — superando o recorde anterior. O povo japonês se sente em conflito com relação a sediar os Jogos no meio de uma pandemia, em comparação com o desejo de permanecer seguro e conter a crescente onda de casos. O país passa pelo quarto estado de emergência, embora não esteja em lockdown completo. Os dados crescem desde quando os atletas e delegações começaram a chegar no dia 1° de julho.

Saiba mais em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-58025512&gt;

Rebeca Andrade conquista medalha de ouro no salto

Rebeca Andrade conquista ouro e entra para a história da ginástica artística no Brasil

A ginasta conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de 2021 e fez história na competição de salto. Antes disso, já tinha feito algo inédito, conquistando a medalha de prata no individual geral, somando as duas medalhas, Rebeca Andrade foi a primeira brasileira a se tornar medalhista mais de uma vez em uma edição olímpica. Rebeca Andrade possui uma história de superação,  na qual passou por três cirurgias no joelho e chegou a pensar em desistir da ginástica, somado a dificuldades psicológicas.

Saiba mais em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-58047271

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s