
Estudo aponta que variante Delta é a mais contagiosa
Um estudo de pesquisadores ligados à OMS e ao Imperial College aponta que nova cepa de coronavírus, originária da Índia, é até 97% mais transmissível do que outras variantes, incluindo a cepa originária da China.
De acordo com o chefe da infectologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alexandre Naime: “É um vírus totalmente adaptado, que é transmitido de forma rápida, e provavelmente vai substituir todas as outras variantes em um curto período de tempo. Vamos ter mais casos de Covid-19 por conta da variante Delta, caso a gente não melhore as medidas sanitárias e aumente a velocidade da vacinação”, destacou o médico.
Saiba mais: <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/07/17/estudo-aponta-que-variante-delta-e-a-mais-contagiosa>

A maioria dos brasileiros acha que Bolsonaro demorou para comprar vacinas, diz pesquisa feita pelo Senado
Para 73% dos brasileiros a compra de vacinas começou muito tarde, segundo pesquisas do Instituto de Pesquisa DataSenado.
Dentre esses, 74% apontaram Jair Bolsonaro como principal responsável e, para 97%, se as vacinas tivessem sido compradas antes, o número de mortes seria menor.
O governo de Jair Bolsonaro investigado da CPI da Covid, principalmente, sobre irregularidades na compra de vacinas.
O Brasil registrou até o dia 16, o terceiro maior número de casos da Covid-19, com 19,2 milhões de infectados.
Saiba mais: <https://www.brasil247.com/brasil/a-maioria-dos-brasileiros-acha-que-bolsonaro-demorou-para-comprar-vacinas-diz-pesquisa-feita-pelo-senado?amp&__twitter_impression=true>

A floresta amazônica agora emite mais CO2 do que absorve
Dados mostram que o caso é alarmante, a floresta amazônica produz mais de um bilhão de toneladas de dióxido de carbono por ano, emitindo mais do que é capaz de absorver.
Antes era responsável por ajudar na absorção nas emissões que impulsionavam a crise climática, mas agora está causando sua aceleração, disseram os pesquisadores.
Maior parte das emissões são causadas por queimadas com o intuito de “limpar” áreas agora destinadas a agropecuária.
As árvores são importantes também para a regulação de chuva da região, com o desmatamento as secas são mais sucetíveis e prolongadas, além de ondas de calor.
O governo Bolsonaro é bastante criticado por encorajar o desmatamento.
Saiba mais: <https://www.theguardian.com/environment/2021/jul/14/amazon-rainforest-now-emitting-more-co2-than-it-absorbs>
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/i/W/gUGPdDTKCsSocxpAsb7A/ap21197319779342.jpg)
Mortes por inundações na Alemanha e Bélgica sobem para mais de 120
“É a maior catástrofe natural mais letal nessa região da Europa em várias décadas”.
Horst Seehofer, atribuiu as inundações à mudança climática e pediu que sejam aceleradas as medidas de mitigação.
Há mais de 1.500 desaparecidos e na véspera do ocorrido, houve um vazamento de gás, e uma represa no rio Ruhr (afluente do Mosel) transbordou perto da fronteira com a Bélgica.
Todos os afetados terão ajuda do governo e a equipe de busca está trabalhando incessantemente para achar os desaparecidos.
Saiba mais: <https://brasil.elpais.com/internacional/2021-07-16/mortes-por-inundacoes-na-alemanha-e-belgica-sobem-para-mais-de-cem.html?ssm=TW_CC>
Confrontado com raros protestos, Cuba restringe o acesso às redes sociais
Após os maiores protestos governamentais em décadas, o governo de Cuba restringe o uso de mídias sociais e plataformas de mensagem (Facebook, WhatsApp…) na região, devido a importância dessa redes para a propagação e organização desses protestos.
A 26km da capital Havana, começou as lives em plena manifestação em canais no Facebook, o que serviu como efeito dominó para outras cidades fazerem o mesmo e declarar contrários ao governo atual do presidente Miguel Díaz-Canel.
Saiba mais: <https://www.reuters.com/world/americas/cuba-curbs-access-facebook-messaging-apps-amid-protests-internet-watchdog-2021-07-13/>

Dezenas de mortos enquanto tumultos estouram na África do Sul após a prisão do ex-presidente
População e polícia entra em confronto com com policiais após a prisão do ex-presidente Jacob Zuma se transformaram na pior violência dos anos.
Multidões estão indignados com aa desigualdades e dificuldades que ainda permanecem na África do Sul depois de 27 anos do fim do apartheid.
“A pobreza foi exacerbada por severas restrições sociais e econômicas destinadas a bloquear a disseminação da COVID-19 .”
Saiba mais: <https://globalnews.ca/news/8024123/dozens-dead-riots-south-africa-jailing-former-president/>

Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) adverte sobre uma ‘pandemia de não vacinados’
Devido a nova cepa Delta do coronavírus, EUA está em alerta com casos de mortes evitáveis entre os não vacinados, e encoraja a vacinação completa seguindo os protocolos adequados para a diminuição dos níveis de contágio.
Saiba mais: <https://www.nytimes.com/2021/07/16/health/covid-delta-cdc-walensky.html>