Rafaela Vale – Acadêmica do 3º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

Indian Horse (2017)

Direção: Stephen S. Campanelli

País: Canadá

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt5672286/

Disponível em: Google Play Movies

Tópicos abordados: Genocídio cultural. Colonialismo.

O longa Indian Horse, de 2017, apresenta a história de Saul, um nativo canadense que, ao ser tomado a força quando ainda era garoto, é levado para um internato cristão, onde passa por um processo de catequização por meio de tortura física e psicológica.

A reviravolta para o jovem indígena se dá pela sua aproximação com o hóquei, esporte nacional, como forma de escape daquela realidade. Saul logo se torna um prodígio, porém, a dedicação ao esporte não é o suficiente para apagar os momentos traumáticos de seu passado.

O tópico abordado no filme está como um dos destaques nas mídias internacionais de 2021, quando restos mortais de crianças nativas canadenses foram encontrados próximos a instituições cristãs. A descoberta foi segundo números contabilizados ao longo de cinco semanas e divulgados em matéria do jornal El País, 1.100 jovens indivíduos enterrados.

A revelação do horror deste ato genocida causou revolta na população canadense que, em meio a manifestações no Dia do Canadá, fizeram a derrubada de estátuas das monarcas britânicas Rainha Vitória e Rainha Elizabeth II. Pois, durante o reinado de Rainha Vitória, o forte processo de colonialismo na região facilitara a implantação dos internatos onde ocorreriam práticas de genocídio cultural voltado para a população indígena.

Igrejas também se tornaram alvo de ataques incendiários como forma de protesto. Quanto ao posicionamento de figuras internacionais, é esperado do Papa Francisco um pedido de desculpas direto da Igreja Católica.

Black Girl (1966)

Direção: Ousmane Sembène

País: Senegal

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0060758/

Disponível em: YouTube

Tópicos abordados: Neocolonialismo. Trabalho escravo.

O filme de Ousmane Sembène é datado da década de 60, sendo um dos pioneiros do Senegal a marcar a história do cinema africano. Diouana (Mbissine Thérèse Diop) é uma jovem senegalesa atraída para a França com uma grande oportunidade de trabalho: atuar de babá para uma família abastada.

O encanto pelas promessas de uma vida melhor na Europa, de passeios pela Riviera Francesa e lindos vestidos, vai aos poucos ficando mais distante da realidade de Diouana ao longo da nova jornada de trabalho que se encontra cada vez mais extensa e exploratória.

No período apresentado, a nação de Diouana apresenta um recente processo de independência, este que é abordado em segundo plano e demonstra envolvimento de personagens secundários com esse movimento. Contudo, é diretamente exposta a relação de neocolonialismo partindo dos personagens franceses, abertamente preconceituosos quanto a etnia, linguajar e cultura dos senegaleses.

A questão neocolonial é resultado do processo da Partilha da África entre as grandes nações europeias em meados do século XIX, visando a exploração de matérias-primas e a expansão do modo capitalista que chegava com a Revolução Industrial.

Consequências como fronteiras equivocadamente posicionadas, não levando em consideração as relações entre as comunidades locais é um fator a ser adicionado como consequência imperialista na geopolítica na região, tornando predisposto um cenário a conflitos civis e dificuldades econômicos.

REFERÊNCIAS

AGÊNCIAS. Trudeau sugere que Papa peça desculpas aos indígenas do Canadá. [S. l.], 31 maio 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/30/internacional/1496144678_830406.html?rel=mas. Acesso em: 6 jul. 2021.

CAMPOS, Rodrigo Duque Estrada; GONÇALVES, Camila Helena Pereira; RIEGER, Fernando Camara. Poder e identidade na África: o imperialismo e suas consequências para o continente. Revista Perspectiva, p. 143-162.

ERREYRA, Jaime Porras. Canadá vive comoção ao totalizar 1.100 restos mortais localizados onde havia internatos de crianças indígenas. [S. l.], 1 jul. 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-07-01/comocao-no-canada-apos-pais-chegar-a-1100-restos-mortais-localizados-onde-havia-um-internato-de-criancas-indigenas.html. Acesso em: 5 jul. 2021.

GELEDÉS. Canadá: a sombria história de um massacre indígena. [S. l.], 6 jul. 2021. Disponível em: https://outraspalavras.net/outrasmidias/canada-a-sombria-historia-de-um-massacre-indigena/. Acesso em: 6 jul. 2021.

Júnior, David Marinho de Lima. A África Ocidental Francesa e o Surgimento do Cinema na África Negra.

UOL. Canadenses derrubam estátuas de rainhas após escândalo com indígenas. [S. l.], 2 jul. 2021. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2021/07/02/manifestantes-tombam-estatuas-das-rainhas-vitoria-e-elizabeth-ii-no-canada.htm. Acesso em: 6 jul. 2021.

VEJA. Igrejas são queimadas no Canadá após descoberta de 182 túmulos indígenas. [S. l.], 1 jul. 2021. Disponível em: https://veja.abril.com.br/mundo/igrejas-sao-queimadas-no-canada-apos-descoberta-de-182-tumulos-indigenas/. Acesso em: 6 jul. 2021.