
Brasileiros saem às ruas para exigir a remoção de Jair Bolsonaro
Em meio a CPI da COVID, investigações de fraudes e má gestão da situação sanitária do Brasil, que ultrapassa meio milhão de mortes; a população vai as ruas em várias cidades brasileiras e em outros países para pedir o Impeachment do atual presidente Jair Bolsonaro.
Várias delas compareceram com cor vermelha em seus atos, representando a oposição, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Brasil está longe de diminuir os casos de coronavírus, possui uma estabilidade de morte ainda muito alta, e políticas públicas falhas com o presidente contrário as normas da OMS de contenção do vírus e incentivando o uso de medicamentos e métodos pseudocientíficos.
Saiba mais em: <https://www.theguardian.com/world/2021/jul/03/brazilians-take-to-streets-to-demand-removal-of-jair-bolsonaro>

Mais de 26.000 brasileiros receberam doses expiradas da vacina AstraZeneca
Após os brasileiros enfrentarem a preocupação de indisponibilidade de vacinas no país, os vacinados agora se preocupam se receberam doses vencidas da AstraZeneca.
Só em Maringá, foram administradas 3.356 doses irregulares, em outras cidades houve pelo menos 700 aplicações, sendo que no total essas doses foram distribuídas para 1.532 cidades brasileiras.
Os imunizados das aplicações irregulares devem ser revacinados em 28 dias.
Saiba mais: <https://brazilian.report/liveblog/coronavirus/>

STF autoriza inquérito para investigar Bolsonaro no caso Covaxin
O presidente Jair Bolsonaro irá ser investigado pelo crime de prevaricação, significando que a partir de uma denúncia, o funcionário público não tomou as medidas cabíveis, atrasando, deixando de fazer ou fazendo de forma indevida para benefício próprio.
“Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.”
artigo 319 do Código Penal
O caso Covaxin se trata de uma suspeita de aquisição forçada e fraudulenta da vacina, foi relatado ao presidente irregularidades entre o contrato e a nota fiscal, no qual os valores não batiam, o mesmo falou que ia reportar para a Polícia Federal, porém, não existem provas da ação.
Parlamentares dizem que o presidente teria optado por não investigar o caso.
Saiba mais: <https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2021/07/02/stf-autoriza-inquerito-para-investigar-bolsonaro-no-caso-covaxin>

Panamá tem protestos por direitos e ‘nova constituinte originária’
Panamenhos manifestam pedindo uma nova constituição para refundação em bases populares e democráticas.
No primeiro dia do mês de julho, cidadãos marcham ao destino da Assembleia Legislativa, fortemente protegida pela polícia local.
Foi convocado pela Frente Nacional de Defesa dos Direitos Económicos e Sociais (Frenadeso), e obteve aquisição de quatro importantes instituições em repúdio ao Partido Revolucionário Democrático (PRD).
O governo de Laurentino Cortizo está sendo acusado de corrupção e e de aprofundar políticas neoliberais no país.
Saiba mais em: <https://www.monitordooriente.com/20210702-panama-tem-protestos-por-direitos-e-nova-constituinte-originaria/>

O Papa pede para investir e “não esconder o dinheiro em paraísos fiscais”
“Investir é dar vida, é criar, é criativo. Saber investir, não se esconder. Você se esconde quando não está com a consciência limpa ou quando está com raiva”, disse o papa em espanhol.
Adicionou dizendo que a economia é social e defendeu sindicatos e empresários, no qual precisam participar “construção de uma comunidade justa, econômica e social para todos”.
Saiba mais em: <https://www.globovision.com/article/el-papa-pide-invertir-y-no-esconder-la-plata-en-paraisos-fiscales>
Merkel deixa o Brexit para trás para oferecer ao Reino Unido um “novo capítulo” em sua relação bilateral
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel mostrou mais uma vez o pragmatismo político em negociação.
Reforçou que ambos os países compartilham dos mesmos valores e preocupações comuns, como a ameaça da China, mudanças climáticas e a questão da crise humanitária.
Antes do encontro entre Merkel e Johnson, foi assinado um acordo de política externa e segurança, a bilateralidade toma espaço da tensão em torno do Brexit e a chanceler expõe a necessidade de pragmatismo e quaisquer decisão e abre oportunidades para o desenvolvimento amigável de relações mutualmente fortalecidas.
Saiba mais em: <https://elpais.com/internacional/2021-07-02/merkel-deja-atras-el-brexit-y-ofrece-al-reino-unido-un-nuevo-capitulo-en-su-relacion-bilateral.html>

FMI: moeda chinesa atinge novo recorde nas reservas globais
Aumenta a presença da moeda chinesa no banco central. De acordo com o FMI, o yen constituem 2,45% das reservas monetárias internacionais, no último trimestre de 2020 era de 2,2%, a moeda continua a crescer.
O dólar continua responsável pela maior parte, seguido do Euro, porém pesquisas indicam projeções positivas para o futuro da moeda chinesa.
Saiba mais em: <https://br.sputniknews.com/economia/2021070217730188-fmi-moeda-chinesa-atinge-novo-recorde-nas-reservas-globais/>