Destaques Internacionais

Israel volta a reagir contra ataques do Hamas ao território judeu

Após o cessar-fogo, Israel e Hamas voltam à rotina calibrada de provocação e represália

Após um cessar fogo depois de 11 dias de ataques intensos, Hamas lançou balões inflamáveis na quinta feira e Israel atacou alguns lugares no território oposto, militantes de Gaza pressionam para a formulação de negociação de trégua, enquanto Hamas quer a libertação de centenas de prisioneiros palestinos.
Para muitos que pensaram que os ataques iriam parar, e tiveram esperança no estreitamento das relações entre os grupos, não parece ser possível, pois a represália aconteceu logo depois da posse do novo Primeiro Ministro Naftali Bennett.
Saiba mais em: <https://www.washingtonpost.com/world/middle_east/israel-hamas-gaza-airstrikes-balloons/2021/06/18/c8e70c44-cebb-11eb-a224-bd59bd22197c_story.html>

ONU: António Guterres é reeleito para 2º mandato como secretário-geral

Antonio Guterres reeleito Secretário-Geral da ONU por cinco anos

O Conselho de Segurança unanimemente recomendou Antonio Guterres para Secretário Geral ao corpo de 193 membros.
Sendo assim, a Assembleia Geral reelegeu Guterres para para o segundo mandato de cinco anos, com início de primeiro de janeiro de 2022 e término em 31 de dezembro de 2026.
O Secretário Geral oferece uma consciência global e endossa a necessidade de cooperação entre os Estados, conforme os objetivos da ONU.
Saiba mais: <https://www.business-standard.com/article/current-affairs/antonio-guterres-re-elected-as-un-secretary-general-for-2nd-five-year-term-121061801388_1.html>

Em mensagem, Papa pede reforma econômica urgente

Papa à OIT: ‘Necessidade urgente de reforma econômica e proteção de todos os trabalhadores’

Em comemoração aos 109 anos da fundação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o papa enviou uma mensagem que pontua a importância dos direitos dos trabalhadores e elogiou a instituição por promover um “trabalho louvável” de atenção para os mais vulneráveis.
Além disso, no processo de recuperação econômica a nível global, “devemos evitar qualquer forma de discriminação como nacionalismo”, para promover o bem estar comum.
Saiba mais em: <https://www.vaticannews.va/en/pope/news/2021-06/pope-franci-video-message-international-labour-organisation.html>

Fim da contagem no Peru dá vitória a Castillo, mas resultado depende de  pedidos de impugnação

Fim da contagem no Peru dá vitória a Castillo, mas resultado depende de análise de desafios

O resultado eleitoral foi concluído dia 15 (terça feira), mas ainda depende do Júri Nacional Eleitoral (JNE), o processo de análise de atas eleitorais do Peru é lenta mas eficaz.
Pedro Castillo ganhou com 50,1% sobre a direitista Keiko Fujimori com 49,8%. Keiko pediu revisão de 300 mil votos e anulação de 200 votos.
Saiba mais em: <https://www.ruetir.com/2021/06/16/end-of-count-in-peru-gives-victory-to-castillo-but-result-depends-on-analysis-of-challenges/>

Em cúpula com Biden, Otan diz pela primeira vez que China é 'desafio  sistêmico' - Jornal O Globo

A Otan diz que a China apresenta “desafios sistêmicos” e promete conter sua ascensão

Como havia sido do encontro do G7, a China foi um dos principais assuntos, a Organização do Tratado do Atlântico Norte pela primeira vez classificou a China como “desafio sistêmico”, e explanou a promessa de conter a influência de Pequim.
O presidente dos EUA reconstruiu a aliança e espera evitar ameaças chinesas. “A República Popular da China apresenta desafios sistêmicos a ordem internacional baseadas em regras de segurança”.
Saiba mais em: <https://www.scmp.com/news/china/diplomacy/article/3137272/nato-says-china-presents-systemic-challenges-and-vows-counter>

Brasil cai em ranking de combate à corrupção; relatório cita 'nomeações de  Bolsonaro' e 'desmantelamento da Lava Jato' - BBC News Brasil

Brasil cai em ranking de combate à corrupção; relatório cita ‘nomeações de Bolsonaro’ e ‘desmantelamento da Lava Jato’

Entre os 15 países analisados o Brasil foi o que mais caiu no ranking, já vem em queda desde 2019 e um dos fatores essenciais para a recolocação de posição foi o desmantelamento da Lava Jato em fevereiro de 2021.
O índice é dado com base na perspectiva sobre a corrupção do governo. Os primeiros lugares na América Latina são ocupados por Uruguai, Chile, e Costa Rica, enquanto o Brasil fica na 6º posição, sendo ultrapassado por Peru e Argentina.
Saiba mais em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57481191>

Israel: novo governo assina coalizão e anuncia fim da era Netanyahu -  Notícias - R7 Internacional

Israel enterra a era de Netanyahu com o novo governo de coalizão ampla

A era Netanyahu foi encerrada depois de 12 anos de mandato consecutivo do conservador, o parlamento de 12 acentos (Knesset) votou para a eleição do governo amplo e heterogêneo, a coalizão foi formada para evitar mais a extensão do governo conservador por mais dois anos, o ultranacionalista Naftali Bennet,49, foi eleito com o aval do governo de oito partidos que pela primeira vez incluiriam minoria árabe.
Saiba mais em: <https://elpais.com/internacional/2021-06-13/israel-se-apresta-a-enterrar-la-era-de-netanyahu-con-la-votacion-de-confianza-a-un-nuevo-gobierno.html>

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s