Yasmin Garcia – Acadêmica do 3º semestre de Relações Internacionais

Ficha Tecnica

Direção: Eric Heisserer
Produção: Mairzee Almas, Lee Toland Krieger, Dan Liu, Jeremy Webb.
Distribuidora: Netflix.
Elenco Principal: Jessie Mei Li, Archie Renaux, Ben Barnes, Freddy Carter, Amita Suman, Kit Young, Danielle Galligan.

Lançada em abril de 2021, a série Shadow and Bone ganhou bastante audiência e reconhecimento. Provinda de uma adaptação da saga de mesmo nome, com autoria de Leigh Bardugo, o programa de TV dirigido por Eric Heisser, apresenta cenas de ação, romance, suspense e magia, cativando o telespectador.
A obra conta a história do universo Grisha, no qual um país, inspirado na história da Rússia (desde a autocracia tsarista à Revolução de 1917), passa por problemas sociais, políticos e econômicos desde a criação d’A Dobra – uma espécie de cortina de sombra que cobre metade do território, sendo considerada impossível de atravessar.
Ao longo de oito episódios, o público é introduzido à Alina Starkov – uma menina teoricamente normal, até descobrir poderes que podem ajudar na destruição d’A Dobra, o que a torna praticamente uma entidade sagrada -, Malyen Orestev – o melhor amigo da protagonista, que serve para o exército – General Krigan – responsável pelo treinamento e aperfeiçoamentos dos Grishas – e Os Corvos – trio composto por Kaz, Inej e Jesper -, os quais fazem parte do foco principal da série.
Apesar de ser uma ficção, a saga contém muitos traços que lembram e apontam similaridades às Relações Internacionais. Sobretudo, deve-se mencionar a inspiração na Rússia do século XIX, onde o país passava por sérias crises, tendo 80% da população subordinada a um Império tsarista que dominava a nação há anos.
A mesma coisa acontece na fantasia, na qual Ravka representa a minoria valorizada e rica da sociedade – lá habitam os Grishas, que se assemelham à aristocracia russa supracitada, sendo odiados e julgados pela maioria da classe baixa -, onde o resto do território encontra-se miserável.
Outro ponto é a divisão de terras feita pela Dobra, a qual causa atritos e divergências entre os “Estados”. Inclusive, em certo ponto da saga, vê-se um dos personagens colocando em prática a teoria de John Mearsheimer: o conceito de dominação regional – no qual um Estado busca exercer o poderio primeiro sobre seus “vizinhos” -, sendo percebido implicitamente durante uma das decisões tomadas no final da trama.
Portanto, infere-se que Shadow and Bone é uma ótima maneira de passar o final de semana em casa, assistindo a uma obra instigante e interessante, que relembra traços históricos e além do jogo político entre territórios.

REFERÊNCIAS

1 MEARSHEIMER, John J. The Tragedy of Great Power Politics. W. W. Norton & Company: New York City, 2001.

2 TROTSKY, Leon. História da Revolução Russa. Editora LeBooks, 2020, Vol. 1