
OMS, Banco Mundial, FMI e OMC propõem plano de US$ 50 bilhões para encerrar a pandemia
Em um comunicado conjunto, as quatro organizações falaram que os governos devem agir sem mais atrasos, diminuindo o risco de novas ondas de Covid-19, e o surgimento de variantes mais transmissíveis e fatais que impedem a recuperação global.
O FMI pediu doação de doses da vacina contra o cronoavírus para países desenvolvidos, e propôs um plano de gastos que visa a imunização de pelo menos 40% da população, através de financiamento para países de baixa e média renda, aumentando a produção de vacinas.
Saiba mais em: <https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-06-01/who-world-bank-endorse-imf-call-for-50-billion-to-fight-virus>

EUA proíbem os norte-americanos de investir em 59 empresas da indústria de defesa da China
A ordem é uma tentativa de frear o cresimento na área da vigilância e tecnologia de defesa da China. a partir de agosto norte americanos não poderam investir nesses títulos.
Joe Biden pretende aumentar a competitividade economica do país, atarinso investimentos domésticos.
O coordenador de políticas do Indo-Pacífico de Biden, Kurt Campbell, disse que “o paradigma dominante nas relações bilaterais daqui para frente seria o da competição.”
Saiba mais em: <https://financialpost.com/news/economy/biden-order-to-ban-investment-in-59-chinese-defense-and-tech-firms>

Alerta de desmatamento na Amazônia Legal em maio é o maior desde 2016
De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é o terceiro mês consecutivo de recordes históricos mensais.
Até 28 do mês de maio, o registro era de 1.180km² de área sob alerta de desflorestação, o maior número para o mês desde 2016.
O Observatório do Clima e o Greenpeace criticaram a gestão ambiental do governo Bolsonaro, citando as ações do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles de dificultar a fiscalização e desmonstar o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia.
O Pará concentrou 36% das queimadas, quase metade de todo o desmatamento.
Saiba mais em:< https://g1.globo.com/natureza/amazonia/noticia/2021/06/04/alerta-de-desmatamento-na-amazonia-legal-em-maio-e-o-maior-desde-2016.ghtml >

Preço global de alimentos tem maior aumento em uma década
Houve um aumento de quase 40% no preço dos alimentos em mio, agentes temem que a inflação associada a situação pandemica, agrave a insegurança alimentar mundial, atingindo os países mais pobres.
O custo da mão de obra, transporte e frete deve elevar os preços nos próximos meses. Além disso, pode haver uma polarização no consumo de produtos, pessoas mais ricas optam por comprar marcas premium.
A região mais afetada é a América Latina com 21% de inflação sob os alimentos, seguido pela África e o Sul da Ásia com 12% e a Oceania com 8%.
Saiba mais em: <https://www.ft.com/content/8b5f4b4d-cbf8-4269-af2c-c94063197bbb>

Parlamento isaraelense elege Isaac Herzog, do partido trabalhista, como novo presidente Israel
Os 120 parlamentares escolheram Herzog como novo presidenete de Israel, já que o cargo de primeiro-miistro de Benjamin Netanyahu está instável. A concorrente Miriam Peretz, é considerada mais próxima do conservadorsimo e nacionalismo. O acontecimento marca mais uma evidência no fim da influencia de Netanyahu no poder da região.
Herzog disse em seu primeiro discurso que pretende “construir pontes” dentro da sociedade israelense e com a diáspora judaica e “salvaguardar os fundamentos de nossa democracia”.
Saiba mais em: <https://www.theguardian.com/world/2021/jun/02/isaac-herzog-israels-new-president-is-softly-spoken-veteran-of-centre-left>

China registra primeiro caso de gripe aviária H10N3 em humano
A Comissão Nacional de Saúde (CNS) registrou em Pequim, na província de Jiangsu, no leste da China, a primeira infeccção de uma cepa rara da gripe aviária, em um homem de 41 anos.
Não há pesquisas que mostram a alta transmissibilidade dessa gripe, nenhum outro caso foi registrado de pessoas próximas ao paciente, especialistas dizem que casos podem aparecer esporadicamente, e que a ameaça de uma nova pandemia é persistente.
Saiba mais em: <https://www.reuters.com/business/healthcare-pharmaceuticals/china-reports-human-case-h10n3-bird-flu-2021-06-01/>

Copa America2021 será disputada no Brasil em meio à pressão da terceira onda da pandemia
Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) agradeceu ao presidente Bolsonaro e sua equipe pela aceitação como sede da Copa América, após a renúncia da Colômbia e Argentina.
A notícia foi surpreendente, visto que a atual situação da pandemia no país se encontra em níveis altíssimos e extremamente preocupantes.
Segundo especialistas, o Brasil está prestes a passar por uma terceira onda de Covid-19, e um torneio só dificultaria e agravaria a crise sanitária.
Com aumento de casos, diminuição de leitos, números de mortes em níveis altos, e sem uma cobertura vacinal eficaz, no dia 13 de junho acontecerá a Copa América.
Saiba mais em: <https://brasil.elpais.com/esportes/2021-05-31/copa-america-sera-disputada-no-brasil-apos-suspensao-na-colombia-e-na-argentina.html>