Pandemia vai se intensificar no Brasil nas próximas semanas, alerta Fiocruz

Fiocruz alerta que a média de mortes diárias alcançará 2.200 nas próximas semanas, isso se deve a presença de novas variantes do coronavírus no país. A ocupação de leitos possuem níveis altos, e o aumento do número de internações está pressionando o sistema de saúde. Ressalta ainda o fenômeno de rejuvenescimento da pandemia, associado a novas variantes e ao relativo sucesso da cobertura vacinal entre o idosos, tornando mais complexo o tratamento de casos graves de jovens.

Saiba mais em: < https://www.brasil247.com/coronavirus/pandemia-vai-se-intensificar-no-brasil-nas-proximas-semanas-alerta-fiocruz>

Variante indiana: país tem 8 casos confirmados

Até o momento os oito casos confirmados se encontram em três estados, 6 no Maranhão, 1 no Rio de Janeiro e 1 em Minas Gerais.

A variante B.1.617 chegou no Brasil por meio de um navio de Hong Kong, todos os 6 casos confirmados são indianos trabalhadores desse navio que continua em alto mar.

Não há comprovação científica que essa variante seja mais transmissível ou mortal que as já existentes.

Saiba mais em: https://g1.globo.com/google/amp/bemestar/coronavirus/noticia/2021/05/28/casos-confirmados-variante-indiana.ghtml

Manifestações “Fora Bolsonaro” foram convocadas em diversas cidades do país

Em cerca de 100 cidades brasileiras houve manifestações anti-Bolsonaro, que do dia 29 de maio conseguiu chamar atenção da imprensa internacional ao tentar reativar o mandato de impeachment, que esbarra na base bolsonarista do parlamento.

Centenas de milhares ocuparam a Avenida Paulista cantando “Não é mole não, tem dinheiro pra milícia mas não tem vacinação!”

Saiba mais em: < https://brasil.elpais.com/brasil/2021-05-30/ao-vivo-noticias-sobre-a-covid-19-e-a-crise-politica.html>

Biden e Putin terão cúpula em Genebra em breve, diz diário suíço

Informante relatou que hora e local precisos ainda não foram divulgados, mas que aeronave estadunidense de carga incomum pousou na cidade.

Relações entre Washington e Moscou se deterioraram ainda mais com o aumento da presença militar russa na fronteira ucraniana, porém Biden afirmou que não necessitaria resolução de diferenças para a preparação de uma cúpula.

Saiba mais em: https://www.reuters.com/world/biden-putin-have-summit-geneva-soon-swiss-daily-says-2021-05-24/

O isolamento da Bielorrússia aumenta após a dramática prisão de jornalista

Após o desvio de uma aeronave para Minks e a retirada e prisão de um jornalista opositor ao governo de Bielorrússia, Estados e organizações relatam repúdio ao acontecido.

União Europeia elaboram sanções e demonstram preocupação com o bem estar do jornalista, o ocidente denomina a ação como “sequestro patrocinado pelo Estado”.

Assim, o governo autoritário de Alexander Lukashenko e a supressão da dissidência toma fortes repercussões internacionais.

Saiba mais: < https://apnews.com/article/belarus-europe-arrests-business-government-and-politics-45902c1cb40fd177461016b47824967f >

Em visita simbólica a Ruanda, Macron reconhece a ‘responsabilidade’ da França no genocídio de 1994

“Estando aqui hoje, com humildade e respeito, ao seu lado, eu reconheci nossas responsabilidades”, disse Macron em uma visita simbólica em Ruanda, onde houve o genocídio de tutsis ruandeses.

É o primeiro líder francês desde de 2010 a visitar o país que fortemente acusa a França e seu papel na matança. Embora o discurso tenha sido de grande simbolismo, não houve pedidos de desculpas oficial e disse que a França não foi cúmplice no genocídio de 1994.

Saiba mais em: <https://amp.france24.com/en/france/20210526-macron-seeks-reset-with-rwanda-on-africa-visit-after-years-of-tensions  >

Missão da ONU no Iraque prorrogada e alargada à observação de eleições de outubro

A missão chamada MANUI, irá acabar dia 27 de maio do próximo ano, antes das próximas eleições do Iraque. A observação eleitoral irá abranger a maior parte geográfica do país, e que a votação vai respeitar a soberania do Iraque.

Ademais, é objetivo adicional “lançar uma campanha estratégica para educar, informar e atualizar os eleitores iraquianos sobre os preparativos eleitorais e as atividades das Nações Unidas em apoio às eleições antes e no dia da votação”.

Saiba mais em: <https://www.lusa.pt/article/nMAhOUUONQbH_GNm2u717zMSZM5iuSI1 >