Dicas de Filmes

Rafaela Vale – Acadêmica do 3º semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

The Gatekeepers (Os Guardiões) (2012)

Direção: Dror Moreh

IMDb: https://www.imdb.com/title/2309788/

Disponível em: Amazon Prime Video.

Tópicos abordados: Conflitos territoriais. Questão árabe-israelense.

O documentário dirigido por Droh Moreh apresenta a atuação do serviço de segurança israelense, Shin Bet, de acordo com a visão de antigos membros da equipe ao longo dos anos mais conturbados do conflito territorial na região de Israel e Palestina.

Yaakov Peri, Yuval Diskin e Avraham Shalom são alguns dos entrevistados a expor suas experiências em momentos como a Guerra do Líbano, a Primeira Intifada e atos de tortura cometidos contra palestinos considerados praticantes de atos terroristas.

É possível acompanhar também a reflexão desses veteranos a respeito do que seria o estado de guerra e em quais momentos alguns puderam perceber um sentimento de relutância voltado a realização do que era considerado como um dever a cumprir para a segurança nacional.

Bethlehem (Belém: Zona de Conflito) (2013)

Direção: Yuval Adler

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt2915160/

Disponível em: Globoplay, YouTube Movies.

Tópicos abordados: Conflitos territoriais. Questão árabe-israelense.

O agente do serviço israelense, Razi (Tsahi Ralevi), conta com a ajuda de Sanfur (Shadi Mar’i), um jovem palestino que, recrutado ainda muito jovem pelo israelita, atua como espião na cidade de Belém, região palestina.

Além da conciliação entre suas vidas como espião e cidadão comum da cidade, que simultaneamente possui proximidade com o movimento palestino. Sanfur mantém contato com seu irmão mais velho, Ibrahim (Hishan Suliman), procurado pelo assassinato de 30 israelitas durante um ataque terrorista.

A chegada de Badawi ‏(Hitham Omari‏), torna as influências sobre as decisões do rapaz ainda mais intensas. O quanto aos segredos de Sanfur juntamente à tensão e instabilidade do conflito seriam capazes de afetar a relação fraternal desenvolvida entre o jovem e Razi?

Mission Blue (2014)

Direção: Fisher Stevens, Robert Nixon

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt2004304/

Disponível em: Netflix.

Tópicos abordados: Meio ambiente.

O documentário bibliográfico Mission Blue, de 2014, trilha a carreira de Sylvia Earle, oceanógrafa norte-americana, uma voz ativa em prol da proteção do ambiente marinho. Entusiasta pelo oceano desde a infância, Earle se tornou uma das mulheres pioneiras na área.

A cientista expõe ao decorrer da película as problemáticas resultantes das práticas humanas da exploração de petróleo, pesca desenfreada e o uso de agrotóxicos, que culminam diretamente no aumento de zonas mortas aquáticas, espalhadas ao redor do mundo.

Também são apresentadas alguns momentos importantes para a ciência que obtiveram a participação de Sylvia, como a exploração submersa do renomado diretor James Cameron.

A Era da Estupidez (2009)

Direção: Franny Armstrong

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt1300562/

Disponível em: Prime Video.

Tópicos abordados: Meio ambiente.

A produção britânica de 2009 é um documentário que mostra narrativa de um futuro no qual o planeta Terra sofreria as consequências das décadas de descaso com preservação ambiental. Armazenadas nos arquivos globais, em uma torre próxima ao Polo Norte, estariam as lembranças de um período passado da humanidade no qual as mudanças climáticas estavam ocorrendo.

Pete Postlethwaite interpreta um viajante do tempo que explora digitalmente os arquivos para acessar momentos históricos, como, guerras, massacres e catástrofes naturais,. Além de relatos de indivíduos que não estariam apenas observando, mas vivendo as mudanças ambientais e sociais resultantes de fatores, como, a atividade imoderada de setores industriais e petrolíferos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s