
Amanda Araújo – Acadêmica do 3° semestre de Relações Internacionais da UNAMA
Andrew Linklater (1949-), é um estudioso das Relações Internacionais (RI) e atual professor Woodrow Wilson de Política Internacional da Universidade de Aberystwyth, no Reino Unido, conhecido como um dos principais autores da Teoria Crítica – vertente pós-positivista das RI.
Linklater editou e escreveu diversos livros sobre as Relações Internacionais e, entre as suas obras, o professor demonstra preocupação a respeito da extensão da comunidade política para além dos limites do Estado-nação e novas formas de organização internacional que garantam a redução da desigualdade material e emancipação.
O professor fala, em seu artigo “The Achievemnts of Critical Theory” (1996), que o cenário de guerra no sistema internacional e as perspectivas de paz dependem dos princípios da política externa e do bom funcionamento das normas internacionais.
A incidência da guerra e as perspectivas para a paz não dependem da natureza anárquica do sistema internacional, mas das ambições das grandes potências, dos princípios de política externa, aos quais estão comprometidas, e da eficácia das normas internacionais como restrições ao seu comportamento. A lógica do conflito e da competição não pode ser vista como imutável.
LINKLATER, Andrew. (1996), “The Achievements of Critical Theory”, in S. Smith, K. Booth e M. Zalewski (orgs.), International Theory: Positivism and Beyond. Cambridge, Cambridge University Press. P. 283. (Tradução nossa).