Destaques Internacionais

Frustração com o governo da Colômbia aumenta o movimento de protestos

O protesto pacífico que se iniciou no final de abril contra uma proposta de reforma tributária, se transformou em uma manifestação violenta que, completa sua segunda semana.

Estima-se que, na sexta-feira (07/05), mais de 24 pessoas já haviam ido a óbito durante a manifestação que protesta contra a má gestão política do Estado e as respostas lentas do Governo acerca de medidas contra a pandemia da covid-19 que, até o momento, foi responsável pela morte de 76.000 indivíduos e, também atenuou os problemas de desigualdade do país. As respostas violentas das forças de segurança contra os manifestantes levaram a ONU a criticar tais medidas.

Veja mais, em: https://www.theglobeandmail.com/world/article-frustration-with-colombias-government-builds-in-growing-protest/

Aumenta pressão pela isenção de patentes de vacinas COVID

EUA e França passaram a apoiar os esforços da Organização Mundial do Comércio (OMC) para suspender as patentes das vacinas contra o coronavírus.

O governo Biden ainda admitiu a necessidade de persuadir outros países a aderirem a causa e que as negociações com a OMC e a Organização Mundial da Saúde exigem paciência, na quarta-feira (06/05), alguns líderes mundiais já começaram a discutir sobre a possibilidade.

Veja mais, em: https://thehill.com/changing-america/well-being/medical-advances/552182-pressure-mounts-for-waiver-on-covid-vaccine

Operação na favela do Jacarezinho se torna a mais letal da história do Rio de Janeiro

Ocorrida nesta quarta-feira (06/05), a operação realizada pela Polícia Civil tinha como alvo uma organização criminosa que seria responsável por homicídios e aliciamento de crianças para atuação no tráfico local, contou com 25 mortes, sendo 24 civis e 1 policial, além disso, estima-se que cinco pessoas foram feridas durante o conflito.

O Ministério público do Estado do Rio de Janeiro afirmou que irá adotar todas as medidas para verificação dos fundamentos e circunstâncias que envolvem a operação e mortes decorrentes da intervenção policial.

Veja mais, em: https://exame.com/brasil/operacao-no-jacarezinho-e-a-mais-letal-da-historia-do-rio/

Coronavírus: número diário de óbitos na Índia ultrapassa 4.000 pela primeira vez

Até sexta-feira (07/05) foram registrados mais de 2,18 milhões de casos e 2,38 milhões de mortes, sendo 4,0000 óbitos apenas nesse mesmo dia. Nas 24hrs de sexta-feira, cerca de 24 mil doses de vacina foram administradas. Além disso, em média 18 mil testes foram conduzidos em 06 de maio (cujos resultados foram disponibilizados em 07 de maio; estima-se que cerca de um em cada cinco testes, é positivo; segundo o Ministério da Saúde, a positividade já ultrapassou 15% em 24 estados.

Veja mais, em: https://www.thehindu.com/news/national/coronavirus-indias-single-day-death-toll-crosses-4000-for-the-first-time-on-may-7-2021/article34509117.ece

Butantan afirma que ataques de Governo Bolsonaro à China já atrapalham vacinação

Dimas Covas, presidente do instituto, diz que entraves diplomáticos causados por falas de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes tem causado mudanças nos prazos e no volume de insumos recebidos. Instituto afirma que só tem imunizantes até o dia 14 de maio.

Veja mais em: https://brasil.elpais.com/brasil/2021-05-06/butantan-afirma-que-ataques-de-governo-bolsonaro-a-china-ja-atrapalham-vacinacao.html?utm_medium=Social&utm_source=Twitter&ssm=TW_BR_CM#Echobox=1620320127

EUA dizem à Rússia para cessar ‘ações imprudentes e agressivas’

Durante uma viagem à Ucrânia, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se encontrou com as principais autoridades do país. Essa visita ocorreu poucas semanas depois que a Rússia posicionou milhares de soldados perto da fronteira com a Ucrânia.

Blinken viajou para a Ucrânia após uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G7, grupo de países industrializados, em Londres, no início desta semana. Um comunicado divulgado após as negociações de dois dias criticou Moscou por seu “comportamento irresponsável e desestabilizador”, especialmente contra a Ucrânia, e por ataques cibernéticos.

Veja mais, em: https://www.bbc.com/news/world-us-canada-57002792

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s