
Amanda Araújo – Acadêmica do 3° semestre de Relações Internacionais da UNAMA
James N. Rosenau (1924-2011) foi um cientista político e estudioso das Relações Internacionais (RI). Nascido na Filadélfia – E.U.A, ele é considerado uma referência no campo dos Assuntos Internacionais e em 2005, foi referenciado pela Revista Foreign Policy por sua influência neste meio.
Rosenau doutorou-se na Universidade de Princeton e ocupou o cargo de Presidente da International Studies Association – uma função de grande prestígio, entre os anos de 1984 e 1985.
Foi autor de mais de 40 livros a respeito dos Assuntos Internacionais e entre suas obras, destaca-se o livro “Governance without Government: Order and Change in World Politics” (1992), o qual, aborda como é possível existir uma Governança sem Governo. Seus escritos contribuíram para os estudos de Governança Global, um dos temas recorrentes do neoliberalismo, vertente teórica das R.I
“Governança sem governo significa conceber funções que precisam ser executadas para dar viabilidade para qualquer sistema humano, mesmo que o sistema não tenha produzido organizações e instituições incumbidas, explicitamente, de exercê-las.”
(ROSENAU, N. James; CZEMPIEL, E. Otto. Governance without government: Order and Change in World Politics. p.319, tradução nossa).