Pensamentos Internacionalistas – Robert Gilpin

Amanda Araújo – Acadêmica do 3º semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Gilpin (1930-2018) foi um estudioso de economia política internacional e teórico neorrealista das Relações Internacionais. Professor na Woodrow Wilson School e Princeton University, especializou-se em economia política e relações internacionais, focando especialmente no efeito das empresas multinacionais na autonomia do Estado.

Entre suas obras, destaca-se o livro “A economia política das Relações  Internacionais”(1987), a qual, desenvolveu grande parte de seu pensamento. Para Gilpin o Estado não se estabelece hegemonicamente apenas com o poderio bélico, mas, sim, dominando o sistema econômico, e as empresas Multinacionais possuem um papel fundamental nesse domínio.

O teórico retoma a ideia de Teoria da Estabilidade hegemônica em seu livro “O desafio do capitalismo global” (2000), onde afirma que, para que haja uma economia liberal estável, é necessário um estabilizador com poder político e econômico suficiente para cumprir tal tarefa, ou seja, uma potência hegemônica. Além disso, uma base sólida da política internacional também seria uma condição para a governança da economia internacional.

“Embora os progressos tecnológicos e o jogo das forças de mercado representem motivos suficientes para ampliar a integração da economia mundial, as políticas de apoio dos Estados mais fortes e as relações de cooperação entre eles constituem a base política necessária para uma economia mundial estável e unificada”. 

(GILPIN, Robert. O desafio do capitalismo global. pág 26, 2000)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s