Yasmin Garcia – Acadêmica do 3º semestre de Relações Internacionais

A primeira adaptação da obra de Suzane Collins estreou nos cinemas ao redor de todo o globo em 2012. O filme conta a história de um país batizado Panem, onde há 12 distritos, que são submissos à Capital; anualmente, um menino e uma menina, entre 12 e 18, são escolhidos entre esses distritos para participar da competição mortal – que foi criada após uma revolta na Capital há 74 anos chamado de Jogos Vorazes. Nela, os 24 jovens (chamados de Tributos) têm que lutar por sua sobrevivência, até que reste apenas um vencedor.
A protagonista do filme é Katniss Everdeen, que se voluntaria para participar da disputa para proteger sua irmã. Junto a ela, Peeta Mellark é sorteado e eles dois ficam sob tutoria de Effie Trinket – funcionária da Capital – e Haymitch Abernathy – ex-vencedor dos jogos -, que são conselheiros, objetivando ajudar os dois adolescentes a ganhar.
Os Jogos Vorazes são apresentados para o público como um combate violento, cruel e muitas vezes injustos. Os competidores podem formar alianças para derrotar mais facilmente seus inimigos – que é exatamente o que acontece no primeiro longa.
Sob esse viés, cabe-nos analisar a obra sob uma óptica internacionalista. Pois, o enredo retratado tem claramente uma relação com a Teoria Realista (tanto clássica quanto contemporânea), porque os autores dessa vertente geralmente defendem que o Estado é um ser racional, único e estrategista; e esse ator nunca toma decisões súbitas e impulsivas, a não ser que estas tenham sido arquitetadas e pensadas. Nesse caso, podemos comparar os personagens fictícios com essa tese: cada um dos participantes faz suas próprias escolhas, aliando-se ou opondo-se aos “colegas”.
O filme também lembra muito a teoria do teórico realista contemporâneo John Mearsheimer. Pois, o mesmo fundamenta-se no fato de que os Estados estão sempre buscando pela sua sobrevivência, então temem uns aos outros – justamente por não saber qual será o próximo passo de seu adversário . Assim, a prática do supracitado pode ser vista quando Perte se alia aos Tributos carreiristas, mas pouco tempo depois se descobre que ele fez isso para proteger Katniss, pois, ele sempre se posicionava para frustrar os planos dos inimigos.
Além disso, outra referência pode ser encontrada no nome do país em que a história se passa. Pois, “Panem” provém da expressão panem et circenses, que quer dizer “Pão e Circo”, uma medida tomada pelo governo da Roma antiga, para distrair os cidadãos, com o intuito de mascarar os problemas políticos e econômicos na época – na maioria das vezes, eram lutas entre gladiadores e bestas dentro de uma arena. Do mesmo jeito, os Jogos Vorazes eram uma forma de fazer os cidadãos esquecerem a revolta ocorrida há 74 anos.
Desta maneira, percebe-se que o longa possui muitas referências implícitas à teoria explanada. Por isso, Jogos Vorazes (2012) pode – e deve – ser considerado um ótimo longa-metragem para ver, na prática, as teses lecionadas em sala de aula, além de ser empolgante e marcante, principalmente para a geração que cresceu sob sua influência.