Pensamentos Internacionalistas – John J. Mearsheimer

Amanda Araújo – Acadêmica do 3° semestre de Relações Internacionais da Unama

John J. Mearsheimer (1947) é um professor de ciência política e teórico das Relaçōes Internacionais. Nascido em Nova York – E.U.A, formou-se na escola militar e em seguida cursou Relações Internacionais na University Of Southern, localizada na Califórnia. Membro do corpo docente do Departamento de Ciência Política da Universidade de Chicago e presidente do Comitê de Relações Internacionais, em 1996, foi apontado como “the R. Wendell Harrison Distinguished Service Professor”.

Mearsheimer faz parte da escola neorrealista das RI e é conhecido por ser autor do Realismo Ofensivo, teoria que aborda a busca das Grandes Potências pelo poder hegemônico, em meio ao Sistema Internacional anárquico.

Entre suas principais obras, destaca-se “A Tragédia da Política das Grandes Potências” (2001), na qual, ele desenvolve os ideais do Realismo ofensivo. Para o norte-americano, a única forma de sobrevivência de um Estado está no estabelecimento de sua hegemonia e, portanto, a ofensividade nas ações das Grandes Potências é inexorável diante da anarquia do sistema internacional.

“… As grandes potências reconhecem que a melhor forma de garantir sua segurança é alcançar a hegemonia agora, eliminando assim qualquer possibilidade de desafio por outra grande potência … ela ainda atuará ofensivamente para acumular o máximo de poder que puder …”

(MEARSHEIMER, J. John. A Tragédia da Política das Grandes Potências p.35, W.W. Norton & Company, 1° edição, 2001)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s