António Guterres

Antonio Amorim – Acadêmico do 5° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Não há dúvidas que nos últimos 5 anos o trabalho da ONU tomou rumos importantes que impactaram o cenário internacional de forma significativa e isto se deu muito por parte do atual secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
O secretário português e seu trabalho em relação aos temas importantes da agenda internacional como o combate à mudança climática, e os progressos em prol do desarmamento conferiram-no grande prestígio entre os líderes internacionais.
António Guterres nasceu em Lisboa em 1949 e formou-se no Instituto Superior Técnico em licenciatura em engenharia. É fluente em português, inglês, francês e espanhol. Ele é também membro do Clube de Madrid, uma aliança de líderes composta por ex-presidentes democráticos e primeiros-ministros de todo o mundo.
Com um currículo ainda extenso que lhe garantiu a concorrência do secretariado-geral da Organização das Nações Unidas, vale destacar seu trabalho anterior, onde Guterres serviu como Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, de junho de 2005 a dezembro de 2015, liderando uma das principais organizações humanitárias do mundo durante a maior parte das crises mais graves de deslocamento em décadas.
E depois de assistir ao sofrimento das pessoas mais vulneráveis na Terra, nos campos de refugiados e nas zonas de guerra, o Secretário-Geral está determinado a fazer da dignidade humana o centro do seu trabalho e a servir como mediador da paz, construtor de pontes e promotor da reforma e da inovação. Assim, Guterres assumiu o cargo de nono Secretário-Geral das Nações Unidas no dia 1 de Janeiro de 2017, cargo que exerceu até os dias atuais.

REFERÊNCIAS

– António Guterres. Disponível em: https://news.un.org/pt/focus/antonio-guterres . Acesso em 24 jan 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s