Biden começa seu mandato com uma guinada na gestão da pandemia e do meio ambiente

Apenas algumas horas após a sua posse, o novo presidente dos Estados Unidos Joe Biden já começou seu mandato revertendo importantes medidas administrativas de seu antecessor Donald Trump. As mais importantes seriam o retorno dos Estados Unidos a Organização Mundial de Saúde e a ao Acordo de Paris.

Veja mais, em: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-01-21/biden-comeca-seu-mandato-com-uma-guinada-na-gestao-da-pandemia-e-do-meio-ambiente.html

Brasil começou a se vacinar contra o coronavírus: enfermeira paulista foi a primeira a receber a dose

Após muitas dificuldades políticas em torno da imunização contra a covid 19, o Brasil finalmente começou a sua campanha de vacinação. Utilizando a vacina Coronavac desenvolvida pelo instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, a primeira pessoa imunizada foi a enfermeira do hospital Emílio Ribas da cidade de São Paulo Mônica Calazans de 54 anos.

Manchete traduzida por Ana Julia Barbosa

Veja mais, em: https://www.clarin.com/mundo/brasil-autorizo-uso-emergencia-vacunas-coronavirus-oxford-astrazeneca-sinovac_0_iZW_v23Ca.html

Coronavírus: Vacina da Pfizer é eficaz contra variante encontrada no Reino Unido

Com a descoberta da nova variante da Covid- 19 no Reino Unido, a vacina Pfizer desenvolvida em parceria com o laboratório alemão BioNTech, foi colocada em teste para saber a sua eficácia contra essa nova variação. Dessa maneira, os resultados apresentados no dia 20.01 confirmaram a capacidade da vacina em imunizar contra a nova mutação em questão.

Veja mais, em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/01/20/coronavirus-vacina-da-pfizer-e-eficaz-contra-variante-encontrada-no-reino-unido

Atraso nas vacinas: ‘Brasil paga preço por escolhas diplomáticas’, diz especialista nos BRICS

Após a aprovação para o uso emergencial das vacinas da Astrazeneca em parceria com a Fiocruz e da Sinovac com o Instituto Butantan, a campanha de vacinação brasileira entrou em um novo entrave. Possuindo apenas um número limitado de 6 milhões de doses da Coronavac e nenhuma disponível do imunizante da Fiocruz, o governo brasileiro precisou de uma quantidade maior de imunizantes e para isso dependeu da disponibilização por parte da China dos insumos base para a produção de mais vacinas.

Todavia, as inúmeras crises diplomáticas criadas pelo governo Bolsonaro com a China indispuseram o país a proceder com a disponibilização do composto necessário.

Veja mais, em: https://br.sputniknews.com/opiniao/2021012116820126-atraso-nas-vacinas-brasil-paga-preco-por-escolhas-diplomaticas-diz-especialista-nos-brics/

Trump encerra presidência historicamente impopular com 34% de aprovação

Encerrando o seu mandato no dia 20/01, Donald Trump se despediu da Casa Branca com o baixíssimo índice de aprovação de 34% de acordo com pesquisa divulgada pela Gallup. Índice refletiu pesquisas anteriores e a agitação das últimas duas semanas incluindo a invasão ao capitólio e a abertura do segundo processo de impeachment.

Manchete traduzida por Ana Julia Barbosa

Veja mais, em: https://www.globovision.com/article/trump-termina-una-presidencia-historicamente-impopular-con-aprobacion-de-34

Covid-19: Pelo menos seis mortos por falta de oxigénio no estado brasileiro do Pará

Após o colapso sofrido no estado de Manaus no Amazonas, o município de Faro no Pará também entrou em situação crítica pela falta de oxigênio nos hospitais já tendo pelo menos 6 mortes por asfixia. A cidade tentou também com urgência a transferência de outros 8 paciências em estado grave da unidade de terapia intensiva.

Veja mais, em: https://www.lusa.pt/article/YIChK~YveDa0koDrJJZFWjMSZM5iuSI1/covid-19-pelo-menos-seis-mortos-por-falta-de-oxig%C3%A9nio-no-estado-brasileiro-do-par%C3%A1