Amanda Araújo – Acadêmica do 3º semestre de Relações Internacionais da UNAMA

O relatório das Nações Unidas (ONU), divulgado no dia 15 de dezembro de 2020, apontou que o Brasil caiu 5 posições no ranking global do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ficando em 84° lugar entre os 189 países. A posição é inferior ao ano anterior, onde o IDH brasileiro estava em 79° lugar na lista (CNN, 2020).

Para calcular o IDH de uma nação, são analisados, primordialmente, renda, expectativa de vida e educação, porém, outros fatores também são levados em consideração, como a desigualdade social e de gênero e a, recém adicionada, pressão planetária – onde Brasil mostrou um crescimento, ainda que lento, na maioria destes setores. Entretanto, apesar do aumento no IDH, que passou de 0,762 para 0,765, a queda brasileira no ranking é consequência de uma performance melhor dos outros países em comparação com o Brasil (BARBOSA, 2020). Entre os países da América Latina, a nação brasileira ocupa a sexta posição no ranking, sendo superado pelo Peru e Colômbia, sublinhe-se que as primeiras posições do ranking global ficam com a Noruega, Irlanda e Suíça, países com pontuação superior a 0.9.

Essa desigualdade de desenvolvimento pode ser entendida, do ponto de vista da teoria cosmopolita – surgida a partir dos pensamentos do filósofo alemão, Immanuel Kant (1724-1804) e tornou-se uma vertente da Teoria Crítica das Relações Internacionais – como consequência das barreiras que as fronteiras erguem entre os países. Segundo o seu principal autor, Andrew Linklater (1949-), a criação de uma consciência mútua universal, onde o homem é cidadão do mundo, permitirá a manutenção dos direitos e da dignidade humana, bem como o seu desenvolvimento que advém de uma organização política onde prioriza-se a emancipação, a redução da desigualdade material e a expansão da comunidade política, não se limitando a demarcações territoriais ou culturais, e sim abrangendo todos os indivíduos. (LINKLATER apud PEDRO e SARAMAGO, 2014).

Linklater também propõe um projeto de transformação, tendo como um dos fatores essenciais, a diminuição da desigualdade, que está inclusa no ideal moderno de cidadania, onde há uma maior participação dos cidadãos na política, através de um diálogo aberto, garantindo assim a não exclusão das minorias nos acordos internacionais (LINKLATER, 1998). O Fórum Social Mundial (FSM) é uma Organização Não Governamental que põe em prática a ideia de diálogo de Linklater. Através de encontros anuais, o fórum promove debates descentralizados que visam desenvolver alternativas para melhorias econômicas, políticas e sociais.

“Cooperation in dialogue requires that agents are prepared to question their own truth claims, respect the claims of ´others´and anticipate that all points of departure will be modified in the course of dialogue. What guides participants is a commitment to be moved simply by the force of the better argument” LINKLATER, 1998, pág 92

Em suma, essa queda no posicionamento do Brasil no ranking global expõe  o abandono de políticas públicas para a inserção social da população marginalizada, bem como a falta de investimento em educação e saúde, direito básico não somente do brasileiro, mas de todo e qualquer ser humano.

A discrepância entre os IDH dos países apenas reflete a falta de preocupação dos governos para com os direitos naturais do ser humano, divergindo do ideal de cidadania cosmopolita, onde haveria um equilíbrio entre os deveres do cidadão para com o Estado e para com a espécie humana, através da promoção do diálogo e participação justa de todos em acordos e assuntos políticos, bem como a diminuição da desigualdade material, social e de gênero. Para que assim, o desenvolvimento humano seja construído de forma igualitária para todo cidadão mundial, independente de etnia, cultura ou nacionalidade.

REFERÊNCIAS

CNN Brasil. Disponível em < https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2020/12/15/brasil-cai-cinco-posicoes-e-agora-e-o-84-no-ranking-de-idh-da-onu > Acesso em 10 de jan. 2020.

LINKLATER, Andrew. Men of Citizens in the Theory of Internacional Relations. 1982

LINKLATER, Andrew. The transformation of Political Community – Ethical Fundation of The Post-Westphalian Era. 1998

PEDRO, Guilherme Marques. SARAMAGO, André. Enciclopédia das Relações Internacionais. 2014

PNUD Brasil. Disponível em < https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/presscenter/articles/2020/pnud-faz-lancamento-nacional-do-relatorio-de-desenvolvimento-hum.html > Acesso em 10 de jan. 2020.