Antonio Amorim – Acadêmico do 5° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

Em 2020, perdemos uma das grandes estrelas de Hollywood, Chadwick Boseman. Durante os anos apogeu no cinema, ele marcou várias vidas por causa da sua influência, principalmente, sendo o eterno Pantera Negra. Boseman, que tinha uma longa e celebrada carreira no cinema, atingiu fama mundial ao interpretar o rei T’Challa, super herói do filme Pantera Negra (2018) da Marvel.

O diagnóstico de câncer de Boseman não era publicamente conhecido, mas após sua morte, se tornou público o fato de que ele gravou Pantera Negra e outros filmes de super heróis, como Vingadores: Ultimato, quando já estava doente, entre cirurgias e sessões de quimioterapia. Com diversas cenas de ação, os filmes exigem grande esforço físico dos atores.

Nas palavras do ator brasileiro Lázaro Ramos, que lamentou a morte do ator nas redes sociais: “Ele se tornou o rosto de um mundo ideal, o rosto do sonho por uma Wakanda”. Isto nos mostrou o quão importante e simbólico o papel do ator como rei de uma nação africana fictícia super desenvolvida e tecnológica, que não sofreu empobrecimento por ter escapado da colonização europeia.

Chadwick fazia de sua profissão uma forma de militância e de engajamento na luta contra a desigualdade racial, que vivenciou e venceu nos cinemas, inspirou com palavras e ações, e também com o principal papel que resolveu interpretar.

Após sua morte, seu eterno grito de guerra “Wakanda Forever!” (Wakanda para sempre!) tornou-se uma grande saudação de contra o cenário de violência brutal contra o povo negro, sendo incorporado este gesto de cruzar os braços em frente ao peito um símbolo do movimento antirracismo Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), homenageado por celebridades como: a apresentadora da TV Globo, Maju Coutinho, o piloto de fórmula 1 Lewis Hamilton e etc.

Portanto, a morte do ator no deixou a lição inspiradora de nunca desistir dos seus sonhos, principalmente os sonhos de vidas negras!

REFERÊNCIAS

– Artistas de Hollywood e do Brasil homenageiam Chadwick Boseman. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/08/artistas-de-hollywood-e-do-brasil-homenageiam-chadwick-boseman.shtml

– As homenagens feitas ao ator de Pantera Negra, que morreu de câncer aos 43 anos. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53959008

– Chadwick Boseman morre e símbolos do Pantera Negra são incorporados ao BLM. Disponível em: https://conexaoplaneta.com.br/blog/chadwick-boseman-morre-e-simbolos-do-pantera-negra-sao-incorporados-ao-movimento-blacklivesmatter/