Dicas de Filmes

Amanda Araújo – acadêmica do 2° semestre de Relações Internacionais da UNAMA.

Selma: Uma luta pela igualdade (2014)

Gênero: Drama/ filme histórico

Diretora: Ava DuVernay

O filme “Selma: Uma luta pela igualdade”, escrito por Paul Webb e dirigido por Ava DuVernay, aborda a história do ativista político Martin Luther King Jr. e a luta da população negra norte-americana pelos direitos civis.

Desse modo, o drama mostra a violência imposta contra o ativista e seus seguidores durante a marcha que se estendeu da cidade de Selma à Montgomery e como a estratégia de King em chamar pessoas brancas simpatizantes do movimento para a marcha fez com que os policiais recuassem por medo de feri-los e, posteriormente, também temendo a violência contra os brancos, o presidente Lyndon Johnson decide decretar a Lei de Direito ao voto para todos os cidadãos norte-americanos.

Em suma, o filme mostra a luta pacífica contra a segregação racial e como, apesar da resposta agressiva, trouxe resultados significativos para os direitos civis dos negros, além de inspirar os espectadores a continuarem lutando contra a desigualdade que segue até os dias atuais.

ARGO (2012)

Gênero: Thriller/ Drama

Diretor: Ben Affleck

O longa produzido, dirigido e estrelado por Ben Affleck conta a história de seis americanos que, durante a crise do Irã em 1980, acabam refugiados na embaixada canadense em Teerã e, através de um plano mirabolante de um agente da CIA, onde estes se passariam por uma produtora de filmes “ARGO”, os agentes seriam levados de volta, em segurança, para seu país.

Apesar de reforçar os estereótipos de “herói” que os estadunidenses criam de si mesmos, o filme inspirado no artigo “How the CIA Used a Fake Sci-Fi Flick to Rescue American from Tehran” da revista Wired, 2007, aborda questões muito importantes do campo de Relações Internacionais como o meio diplomático, a dinâmica política dos países e o fator religioso e cultural que influencia nos conflitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s