Ana Julia Barbosa do Nascimento- Acadêmica do 4° semestre de Relações Internacionais da UNAMA
A VIDA É BELA (1999)

Direção: Roberto Benigni
Elenco: Roberto Benigni, Horst Buchholz, Marisa Paredes
O filme ganhador de 3 prêmios Oscar, A Vida é Bela (1999) do diretor Roberto Benigni conta a história de Guido e seu filho de cinco anos Giusoé (Giorgio Cantarini), ambos judeus, durante o período antecedente ao fim da segunda guerra mundial. Guido representado pelo próprio Benigni, era um pai e marido amoroso que costumava levar a vida com leveza e humor, quando foi forçado junto com seu filho a ir para um campo de concentração nazista.
Todavia, de maneira a não deixar o filho ser impactado aos horrores do campo de concentração, Guido leva o filho a acreditar que toda a situação não passava de um grande jogo.
Em suma, o filme A Vida é Bela, leva o telespectador a se emocionar com a o esforço do pai de proteger seu filho dentro do pior cenário da segunda guerra mundial. Sendo assim, um filme excelente para compreender sobre a dor causada pela guerra e pelo o ápice da intolerância.
O QUE FICOU PARA TRÁS (2020)

Direção: Remi Weekes
Elenco: Wunmi Mosaku, Sope Dirisu, Matt Smith (XI)
O Que Ficou Para Trás (2020), do diretor Remi Weekes conta história de uma casal de refugiados (Wunmi Mosaku e Sope Dirisu) vindos do Sudão do Sul para Londres fugidos da guerra que acontecia no seu país de origem.
Retratando todas as dificuldades sofridas pelos refugiados que chegam aos países europeus, o casal não sofrerá apenas com as dores da travessia e com todo o preconceito que sua situação infelizmente carrega, como enfrentará também com forças ocultas sobrenaturais.
O Que Ficou Para Trás é um filme de temática muito atual, que leva ao telespectador a enfrentar junto com os protagonistas, não somente as ameaças sobrenaturais, mas principalmente os horrores sofridos pela população refugiada em todo o mundo.