
Amanda Araújo – acadêmica do 2° semestre de Relações Internacionais da UNAMA.
O Dia Mundial da Filosofia, instituído pela UNESCO – Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura – é celebrado todos os anos na terceira quinta-feira de novembro, com o intuito de enaltecer a importância da filosofia no desenvolvimento do pensar humano, de modo que seja possível analisar o cenário internacional e as ações que o movem através do pensamento crítico (NOVA, 2020).
O pensar crítico é o núcleo do criticismo de Immanuel Kant (1724-1804), principal filósofo da Era Moderna, que constituiu uma solução ao debate entre as escolas de pensamento racionalistas e empiristas, que divergiam entre o conhecimento provir da razão ou da experiência (CASTRO, 2012). O filósofo prussiano estabelece que toda estrutura que nasce conosco e que antecede a experiência sensível é chamada de Estrutura à Priori, enquanto todo conhecimento gerado unicamente através da vivência é tido como Estrutura Posteriori. Mas, ambas partes são essenciais na construção do conhecimento, pois, se a experiência sensível desperta a curiosidade, a razão molda o cenário internacional para compreensão humana (KANT,1781). No entanto, para Kant, essa compreensão proveniente da razão é apenas o entendimento particular do que se vê e não a realidade em si.
Para as Relações Internacionais, o criticismo kantiano exerce uma função importante na análise científica, pois, ao ensinar que existe uma ponte entre os sentidos e entre os pensamentos humanos, auxilia na trilha metodológica das RI, sendo este um campo que aborda diversos aspectos da razão, da intuição e dos conceitos, mesclando-os em seu estudo (CASTRO,2012).
Assim como a produção científica em RI, guiada pelos ideais de Kant, o pensar humano deve fundamentar-se na lógica entrelaçada de razão e de sensibilidade (CASTRO,2012), sempre questionando a racionalidade pura (KANT,1871) e criticando os acontecimentos que o cercam com base em conhecimentos pré-estabelecidos e em experiências vividas. Deste modo, é possível criar um pensamento crítico, identificando os vieses embutidos em ideais e em conceitos apregoados em discursos políticos, teorias acadêmicas e entre outros, que estão presentes no cotidiano atual e que podem levar a uma decisão errônea irreversível, quando não devidamente analisadas.
Portanto, o Dia Mundial da Filosofia, serve não só para lembrar a relevância da filosofia no desenvolvimento histórico da humanidade, mas também, para evidenciar a importância de exercer o pensamento crítico na contemporaneidade, onde é preciso astúcia, conhecimento e sensibilidade para estabelecer-se em sociedade, exatamente como Kant previu e ensinou em seus escritos.
REFERÊNCIAS
CASTRO, Thales. Teoria das Relações Internacionais. Brasília, 2012.
KANT, Immanuel. Crítica da razão Pura. 1° edição, 1781.NOVA ACRÓPOLE. Dia Mundial da Filosofia. 2020. Disponível em: https://www.diamundialdafilosofia.com.br/dia-mundial-da-filosofia. Acesso em 14 de nov. 2020.
NOVA ACRÓPOLE. Dia Mundial da Filosofia. 2020. Disponível em: https://www.diamundialdafilosofia.com.br/dia-mundial-da-filosofia. Acesso em 14 de nov. 2020.