Lucas Patrick – Acadêmico do 2º semestre de Relações Internacionais da UNAMA

A península balcânica se encontrar na região sudeste da Europa, mas, atualmente, compreende países como: Sérvia, Romênia, Montenegro, Bulgária, Turquia e Grécia. Sabe-se que ocorria uma ligação no mar mediterrâneo entre os períodos da idade antiga e da idade média, pois, esta região era bastante estratégica, porque ligava o continente Europeu ao continente asiático, e por isso, esta região era muito importante para a relação de comércio. Portanto, desde o período da antiguidade até a conformidade que antecederam a primeira guerra Mundial em 1914, ela era palco de constantes disputas no determinado contexto da história.

No século XVI, a região esteve sob o domínio do império otomano (turco otomano), o que seria hoje, a atual Turquia, a qual, coordenava a região. Na segunda metade do século XIX, houve o surgimento das guerras de independência no território da península balcânica contra o império otomano, assim, ergueu-se os países: Montenegro e Sérvia, permanentemente,

Em 1912 foi criada a famosa liga balcânica representada por Bulgária, Reino da Sérvia, Grécia e Montenegro, com o objetivo de continuar o processo de conquistas de territórios, que ainda marcavam presença sob o domínio do império otomano.

 Reduzindo essa pose de terras, houve os interesses chamados de primeira guerra balcânica contra a Turquia, pois, a liga mostrou que a luta era a favor das independências, que aconteceu em 1912 até 1913. Certamente, a liga conseguiu vencer o conflito, assim, o fator importante dessa vitória, eventualmente, foi o que o império otomano já se encontrava em guerra desde 1911 contra a Itália (ítalo turca) devido ao desgaste de lutar contra uma força que apresentava a liga balcânica.

Com o fim do confronto, encontra-se o processo de dialogar com os limites territoriais desses países na península balcânica, isto é, houve a realização do processo de assinatura do tratado Bucareste, em 1913, que definiu a divisão de zona desses países da antiga liga balcânica. A princípio, logo após a derrota dos otomanos da região, as tensões se voltam para o outro império, para o império da Áustria Hungria, que tentou dominar as rotas da península, além de tentar controlar a Bósnia, a Herzegovina e a região balcânica.

Entretanto, o império Áustria Hungria, simultaneamente, possuía um inimigo, o império Rússia, o qual, com conformidade apoiava a liga balcânica. Contudo, ele tinha os seus próprios interesses de rotas territoriais da região, tendo como seu inimigo, o império Alemão, que tinha ligação com o império Áustria Hungria, formando as lanças dos impérios.

Os países da península balcânica, principalmente, a Sérvia, o Montenegro e a Bósnia, os quais, eram da dominação do império Áustria Hungria, tinham um sentimento nacionalista chamado de Pan – Eslavismo, tendo como finalidade, unir os interesses dessas etnias eslavo para lutar em prol do fervor internacional e interno. Dessa forma, depois de bastante conflito, por causa do império otomano, nota-se que a Áustria deseja ter o domínio.

A princípio, no dia 28 de julho de 1914, o arquiduque, Francisco Ferdinando e a sua esposa Sófia, duque de Rothenberg do império Áustria Hungria, foram assassinados em Seravejo, capital da Bósnia, consolidando os seus planos de dominação. O autor do crime foi Gavrilo Princip, um jovem de 19 anos e estudante ligado ao grupo nacionalista sérvio mão negra.

A atenção na região aumenta em 23 de julho de 1914, pois, o império Áustria Hungria entregou uma carta de ultimato para o governo do reino da sérvia, exigindo explicação a respeito do atentado ocorrido em Sarajevo, além de forçar o estado sérvio a suprimir qualquer tipo de propaganda nacionalista, exigiu a inclusão das instituições Áustria Hungria nas investigações de assassinatos.

A pauta de inclusões das instituições Áustria Hungria nas investigações do assassinato foi considerada ofensiva pela servia, pois, violava a soberania do estado, assim, essa pauta foi recusada. Portanto, no dia 28 de julho 1914, o império Áustria Hungria declarou guerra a Sérvia, iniciando a primeira guerra mundial, formando alianças com a Rússia, apoiando a servia e o império Áustria Hungria com o seu aliado, a Alemanha.   

Quer saber mais sobre a Guerra dos Balcãs? Acesse:

ROMES, Djalma. Conflitos no Balcãs: Geopolítica. 2019. Disponível em: <https://youtu.be/9p7RwIo-cXM>.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

REED, John. Guerra dos Bálcãs. 1 ed. São Paulo: Conrad, 2002.