Ana Julia Barbosa do Nascimento- Acadêmica do 4° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

O POÇO (2019)

Direção: Galder Gaztelu-Urrutia

Elenco: Ivan Massagué, Zorion Eguileor, Antonia San Juan

O filme O Poço (2019), do diretor Galder Gaztelu-Urrutia conta a história do prisioneiro Goreng (Ivan Massagué). Na narrativa, ele tem que sobreviver em um tipo de prisão que é em formato de poço dividida em inúmeros níveis, todavia, esta seria uma perigosa tarefa devido ao funcionamento do lugar.

O sistema de funcionamento do lugar se baseia em um grande poço dividido em andares composto por dois prisioneiros cada, possuindo no meio de cada andar, um grande buraco por onde passa uma plataforma responsável por transportar, por todos os níveis, as refeições. Entretanto, aqueles que estiverem em níveis mais elevados, possuem o privilégio de comer o tanto que quiserem e o que quiserem, enquanto os níveis mais profundos, ficariam com os restos dos níveis anteriores. Dessa maneira, a premissa se basearia no comportamento dos superiores em relação aos subjacentes, pois, dependeria apenas dos níveis mais elevados comerem apenas aquilo que precisassem (o que não ocorre) para que todos os níveis pudessem ter o que comer.

O poço se apresenta como um filme peculiar em formato de antologia, em que seus significados podem ser múltiplos, dependendo da interpretação e da compreensão do telespectador. Porém, o filme busca explicitar, com a divisão de comida, a desigualdade e o egoísmo humano que ocorre através da brutalidade e da ganância, quando os mais privilegiados de níveis elevados gastam e desperdiçam alimentos em detrimento dos companheiros de níveis mais baixos.

Em suma, é um filme com uma premissa muito atual, principalmente durante a pandemia do coronavírus, em que o mundo passa por um cenário de ampliação de desigualdades.

JOY: O NOME DO SUCESSO (2015)

Direção: David O. Russell

Elenco: Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Bradley Cooper

O filme Joy: O nome do sucesso (2015), dirigido por David O. Russell, retrata a história verdadeira e de sucesso de Joy Mangano, retratada por Jennifer Lawrence, que é uma empreendedora americana que revolucionou a própria vida através da criação de inúmeras invenções, assim, ela se tornou muito conhecida por todo os Estados Unidos.

A história, apresenta Joy, uma criança prodígio e criativa, que devido aos percalços da vida precisa abandonar esse lado fértil para torna-se cuidadora responsável de sua família quando o seu pai os abandona.

Todavia, sua situação começa a mudar a partir de um acontecimento trivial, em que ela precisa fazer uma limpeza com segurança e facilidade, e neste momento, ela possui a ideia de criar uma espécie de esfregão. Assim, a narrativa mostrará a saga da jovem em conseguir provar para todos a validade e a importância de sua ideia, mesmo com todas as dificuldades e empecilhos que a sociedade à impõe.

Em suma, Joy será um filme leve, porém, muito contundente para o empoderamento e para a superação feminina, pois, ele é muito interessante para refletir sobre os papéis da mulher dentro dos cenários comerciais.