
OMC terá mulher no cargo de diretora-geral pela primeira vez na história
Pela primeira vez, o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio será ocupado por uma mulher. O cenário foi possível após o brasileiro, Roberto Azevedo, antecipar o fim de seu segundo mandato como diretor-geral da OMC.
Com saída de Azevedo, foi convocada a abertura para a seleção de candidatos para a ocupação da vaga. Dessa maneira, encontraram-se como finalista da disputa duas mulheres: Ngozi Okonjo-Iweala e Yoo Myung-hee.
O encerramento da última fase da seleção acontecerá no dia 27 de outubro, a campeã terá um mandato de duração de 4 anos.
Veja mais, em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/10/08/omc-tera-mulher-no-cargo-de-diretora-geral-pela-primeira-vez-na-historia

Desmatamento na Amazônia pode prejudicar acordo de livre comércio entre Mercosul e UE
Devido as queimadas na Amazônia, a fragilidade em que se encontra os órgãos ambientais brasileiros de fiscalização e pelo controverso gerenciamento ambiental do governo Bolsonaro, o acordo entre a União Europeia e Mercosul sofreu um novo embargo.
Entrave aconteceu devido ao crescente descontentamento dos países europeus em relação as políticas climáticas do governo bolsonarista. Dessa maneira, foi lançada uma emenda para a não ratificação do acordo. Emenda foi proposta por parlamentares franceses.

Ex-policial que sufocou George Floyd deixa prisão após pagar fiança de US$ 1 milhão
O ex-policial, Derek Chauvin, preso pelo assassinato de George Floyd, foi solto após do pagamento de fiança no valor de 1 milhão de reais. Sua soltura se deu em um momento de acirramento da discussões acerca das desigualdades raciais, que perpassam os Estados Unidos.
Essas discussões tiveram início juntamente com o a onda de protestos gerada pela morte do ex segurança, George Floyd.

Economia da América Latina sofrerá em 2020 seu maior retrocesso em 120 anos
Devido a crise sanitária do corona vírus, o órgão responsável pela fiscalização do desenvolvimento na América Latina, a Cepal, anunciou previsões catastróficas.
Com a previsão da queda de 9,1% do PIB e com o crescimento do índice de desempregados que chegaria a 13,5%, o continente latino passaria pelo pior retrocesso em 120 anos de sua história econômica. Dessa maneira, os estudos apontaram para uma recessão histórica do continente.
Veja mais, em: https://brasil.elpais.com/internacional/2020-10-06/economia-da-america-latina-sofrera-em-2020-seu-maior-retrocesso-em-120-anos.html

Europa luta para conter o rápido ressurgimento do coronavírus
Após o crescimento das abertura comerciais na Europa, o aumento de casos do novo corona vírus, volta a preocupar os governantes. Após o crescimento do número de casos mostrado pela ampliação da testagem, muitos países europeus estudam medidas para conter a propagação viral e evitar a sobrecarga hospitalar.
Manchete traduzida por Ana Julia Barbosa
Veja mais, em: https://www.theguardian.com/world/2020/oct/08/germany-fears-spiralling-covid-spread-as-cases-rise-suddenly

A desconfiança na China atinge novos patamares nas nações democráticas
Após o surgimento do corona vírus na China, o país passa por onda de desaprovação em níveis globais.
Com o início da pandemia tendo acontecido em território chinês, a visão negativa em relação ao país teve aumento dentro de muitos países ditos democráticos, de acordo com estudos do Pew Research Center. Pesquisa ilustraria os percalços que o país percorreria justamente pelo seu baixo índice de popularidade dentro das proposição de novos acordos.
Manchete traduzida por Ana Julia Barbosa
Veja mais, em: //www.nytimes.com/2020/10/06/world/asia/china-negative-pew-survey.html