Dicas de Filmes

Ana Julia Barbosa do Nascimento- Acadêmica do 4° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

INDÚSTRIA AMERICANA (2019)

Direção: Julia Reichert e Steven Bognar

Gênero: Documentário

O documentário ganhador do Oscar de melhor documentário de longa-metragem, “Indústria Americana” com direção de Julia Reichert e Steven Bognar ambienta-se no estado de Dayton, Ohio nos Estados Unidos, durante a chegada de um empresa chinesa de vidros automotivos, Fuyao Glass Industry Group, no lugar da empresa General Motors, que com o seu fechamento, levou ao desemprego milhares de cidadãos da cidade.

Dessa maneira, a empresa chinesa com uma promessa de trazer prosperidade e de retomada de crescimento para aquele local estabelece a sua nova fábrica em um contexto de diferenças culturais entre métodos chineses x americanos. Assim, o que começa como uma grande promessa de futuro brilhante acaba em problemas, envolvendo segurança trabalhista, insalubridade em ambiente de trabalho e o crescente diálogo acerca das ideologias culturais que envelopam todos os percalços.

Atualmente, principalmente, com o entrave comercial vivenciado pela China e Estados Unidos, o documentário se mostra impecável para a demonstração de todas as camadas dessa disputa. Seja pela demonstração dos entraves culturais, das questões ligadas aos direitos trabalhista entre os dois países ou simplesmente pelas questões geopolíticas na transnacionalização de empresas que o documentário aborda. Dessa forma, “Indústria Americana” é não apenas um grande documentário digno de Oscar, como também, é uma grande fonte de análise.

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO (2008)

Direção: Mark Herman

Autor: John Boyne

Elenco: Asa Butterfield, Vera Farmiga, David Thewlis

O filme “O menino do pijama listrado” (2008) com Asa Butterfield, Vera Farmiga, David Thewlis e direção de Mark Herman é a versão cinematográfica do livro de mesmo nome, do autor John Boyne, lançado em 2006.

No filme, a trama acontece na Alemanha nazista da segunda guerra mundial em que um comandante nazista (David Thewlis) é mandado com sua família para o gerenciamento de um campo de concentração em um local isolado. Dessa maneira, o longa acompanhará, o filho do oficial, Bruno (Asa Butterfield) que sem ocupação, passa explorar o grande espaço que a sua nova locação disponibiliza.

 Todavia, em uma de suas andanças, o jovem se depara com uma criança de idade similar, chamada Shmuel (Jack Scanlon), do outro lado de uma cerca elétrica. O que chamará a atenção do pequeno Bruno, no entanto, será as vestes listradas do outro garoto. Assim, de maneira improvável, ambos passam a cultivar uma amizade sem a consciência do perigo que a simples conversa poderia trazer.

Portanto, o filme do menino do pijama listrado é muito tocante, pois, ele apresenta a inocência de duas crianças, que nem de longe conseguiriam compreender todos os entraves e consequências que uma guerra intolerante poderia causar, a fim de mostrar as piores faces do ódio no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s