Ana Julia Barbosa do Nascimento- Acadêmica do 4° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

PRIVACIDADE HACKEADA (2019)

Direção: Karim Amer, Jehane Noujaim

Gênero: Documentário

O documentário de 2019, Privacidade Hackeada dos diretores Karim Amer e Jeahane Noujaim tem como proposta a investigação da indústria digital de dados. Através da ótica de três indivíduos, os diretores levarão o telespectador a compreender como esse novo empreendimento milionário formulado pela manipulação e pelo requerimento de dados pessoais, foi fundamental na tomada de decisões políticas ao redor do mundo. Tendo como exemplos principais, a eleição do presidente americano Donald Trump e a proposta do Brexit.

A trama se desenrola quando o professor, David Carroll, abre um processo legal contra a empresa Cambridge Analytica (empresa privada de mineração e análise de dados digitais), para que a mesma lhe retorne seus dados e informações pessoais, que foram recolhidos sem sua autorização prévia, por meio do uso de plataformas digitais. Dessa maneira, os diretores, além de demonstrarem a luta da jornalista investigativa do The Guardian, Carole Cadwalladr, contra a empresa supracitada, eles também contarão o testemunho da ex funcionária da empresa Brittany Kaiser.

O documentário se faz crucial nos tempos atuais, pois, estuda o fenômeno do uso de informações para a manipulação de opiniões e criação de narrativas, tendo como finalidade, o cumprimento de objetivos políticos ao redor do mundo.

LUCY (2014)

Direção:  Luc Besson

Elenco: Morgan Freeman e Scarlett Johansson

O filme Lucy de 2017 dirigido pelo diretor Luc Besson e estrelado por Morgan Freeman e Scarlett Johansson, irá contar a história da jovem Lucy, a qual, teve a função de ajudar um amigo, aceitando ser responsável por transportar em seu corpo uma droga sintética até então desconhecida por ela.

Todavia, de maneira inesperada, a substância acaba sendo absorvida pelo seu organismo. A partir da inserção gradativa da droga, a jovem se percebe tendo o seu desenvolvimento cerebral ampliado ao máximo, dando a ela habilidades sobre humanas capazes de manipular tanto sua própria estrutura corpórea quanto as estruturas físicas e tecnológicas que a cercam, além de dar a jovem todo o conhecimento do mundo, seja o  já descoberto pelo ser humano, quanto aqueles que ainda estão para ser conhecidos

Lucy é um filme que busca mexer com os principais anseios do ser humano, como o conhecimento e o desenvolvimento intelectual, levando o seu telespectador a indagar o que faria em posse desses poderes tão extraordinários.