Dicas de Filmes

Ana Julia Barbosa do Nascimento- Acadêmica do 4° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

O AUTO DA COMPADECIDA (2000)

Direção: Guel Arraes

Autor: Ariano Suassuna

Elenco: Mateus Nachtergaele, Selton Melo, Fernanda Montenegro

 O Auto da compadecida (2000) – filme, é uma releitura da peça de mesmo nome do escritor Ariano Suassuna. A história acompanha os amigos João Grilo e Chicó, ambos nordestinos, os quais, são os pobres de Taperoá, do interior da Paraíba, que viviam de bicos e trapaças afim de garantir alimentação e a própria sobrevivência. Ademais a esses personagens temos, também, os secundários: o padeiro e a sua esposa, o padre e o bispo e o cangaceiro, os quais, demonstravam a sua maneira egoísta e as violências cotidianas.

O clímax da história acontece com a morte de João Grilo, do padeiro e sua esposa, dos bispos e do próprio líder dos cangaceiros durante uma invasão organizada por seu grupo. Tendo eles, o Diabo como advogado de acusação, e Jesus Cristo como juiz, assim, José Grilo apela para Nossa Senhora, para que ela se compadeça por eles e os salve da condenação eterna.

O Auto da Compadecida é um filme dos anos 2000, todavia, esse continua sendo um tesouro da dramaturgia brasileira, seja pelos seus atores de peso, mas, principalmente, por retratar de maneira muito bem humorada o cotidiano do sertão nordestino daquela época através de seus cativantes personagens.

CORRA! (2017)

Direção: Jordan Peele.

Elenco: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Catherine Keener.

Corra é um filme que conta a história de Chris (Daniel Kaluuya) e sobre a sua ida a casa da família de sua namorada caucasiana, Rose (Allison Williams). A história se inicia quando Chris tem conhecimento de que a namorada não havia anunciado para a família que o rapaz era negro, deixando-o o preocupado. Entretanto, o que acontece é uma simpatia e zelo excessivos e estranhos por parte dos pais de Rose, mas, tais comportamentos são relevados por Chris que imagina ser uma forma de aceitação.

Porém, com o avançar da trama, alguns acontecimentos estranhos acontecem, revelando um racismo velado, assim, um perigo eminente se sobressai, colocando o telespectador em alerta junto ao personagem.

Corra! É um filme de suspense de 2017 muito premiado pela sua originalidade e por trabalhar de forma tão contundente o racismo que assola a nossa sociedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s