Henrique Kuroda – Acadêmico do 6° semestre de Relações Internacionais da UNAMA
A Saída para o Mundo pós-pandemia é: mais neorrealismo
No ano de 2020, presenciamos e continuamos a ver de maneira consternada o avanço da pandemia de Covid-19 que teve seu início em Hubei, China; que hoje assola países da América Latina e África, enquanto em outros continentes como a Europa, Oceania e Ásia o período epidêmico já superou o pico de contágio e de decessos e o cenário futuro continua a ser incerto nos moldes atuais.
Conforme medidas de contenção sanitárias e econômicas foram tomadas, pudemos notar de maneira proeminente as ações drásticas tomadas pelas pessoas, empresas, instituições e governos para buscar salvar a si e seus relacionados em um momento de caos e desordem em todas as instâncias da sociedade e do cenário internacional.
Refere-se ao sistema internacional ao exemplo dos Estados Unidos que em determinado período da pandemia apreenderam itens como respiradores artificiais, kits de proteção individual para as equipes médicas na linha de frente nos hospitais e centros de saúde e proibiram a exportação dos mesmos; tal medida foi feita por outros países como a França e a China que consequentemente prejudicam de maneira crucial o combate a doença em países como a Itália e o próprio Brasil com o famoso caso de retenção de 600 respiradores em Miami antes da chegada no Nordeste Brasileiro.
O cenário atual e futuro projeta-se como a solução inevitável para a manutenção da ordem seria o neorrealismo, pois desde os seus moldes clássicos foi mencionado que o homem era o seu maior rival e isso podemos ter certeza em períodos de caos e desordem onde o senso comum pregado pelo neoliberalismo e se perde e o instinto de sobrevivência se prevalece.
Não só o senso humano, mas como o cenário político se apresenta de uma maneira que apenas o neorrealismo seria capaz de explicar de maneira científica os acontecimentos e as tendências futuras que caminham para um senso individual e nacionalista e a aproximação neorrealista busca analisar o mundo tal qual ele é de fato, e não baseado em conceitos desejáveis por parcela da sociedade que podem fugir dos fatos.
Como exemplo de citação e de validação, podemos fazer menção aos pensamentos de Edward Carr, que ao analisar as consequências e as transformações ocorridas na Primeira Guerra Mundial em sua obra, 20 Anos de Crise que critica de maneira veemente o fato das análises políticas estarem pautadas apenas na utopia e no âmbito teórico, se esquecendo da realidade dos fatos e das demandas estatais naquela época por igualdade em relação as demais potências, tal qual como é hoje.
Portanto, baseando-se nos acontecimentos recentes, suas respectivas similaridades com o que ocorreu a 100 anos atrás e sobretudo, com a falha do neoliberalismo em gerir e auxiliar no combate a pandemia de Covid-19, vê se que apesar das intenções de colaboração, o instinto de sobrevivência do ser humano acaba refletindo nas ações estatais, já que como Hans Morgenthau afirma que as sociedades são governadas a partir de leis e normas que remetem a natureza humana e que as relações interestatais sempre foram interligadas aos termos de poder que ocasionam em interesses que variam conforme o cenário, no caso, o da pandemia. Observamos que a saída para o cenário atual será recorrer ao neorrealismo como uma forma de defender os interesses e as necessidades de uma sociedade.
Referências:
CARATI, Andrea. Realismo e teoria delle relazioni internazionali: dalle origini prescrittive al metodo scientifico. Milão: Università degli studi di Milano. 2013
CARR, Edward. The Twenty Years’ Crisis 1919-1939: An Introduction to the Study of International Relations. Nova Iorque: Perennial. 2001 (1939)
MORGENTHAU, Hans. J. Politics Among Nations 6th Edition. Nova Iorque: McGraw-Hill. 1985
TANOUS, Manon-Nour; PANCREAU, Xavier. Les Relations Internationales. Paris: Vie Publique. 2020
Folha de São Paulo. China cancela compra de respiradores pela Bahia e carga fica retida nos EUA. Disponível em : https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/04/china-cancela-compra-de-respiradores-pela-bahia-e-carga-fica-retida-nos-eua.shtml. Acesso em: 13/07/2020
GaúchaZH Mundo. O mundo a reconstruir: como ficará o jogo internacional de poder após o coronavírus. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2020/03/o-mundo-a-reconstruir-como-ficara-o-jogo-internacional-de-poder-apos-o-coronavirus-ck8a9b56v08f701pqhs1tps3r.html. Acesso em: 15/07/2020