Ativismo digital e hacktivismo na ação da esfera pública

anonymouspequeno

Maria Clara Montenegro – Acadêmica do 3° Semestre de Relações Internacionais da UNAMA

O século XXI é marcado pelo veloz e constante avanço tecnológico que promove mudança nas relações interpessoais e na forma de organização da sociedade que propicia um grande impacto em diversas áreas do Sistema Internacional.

Nesse sentido, a teoria crítica de Jürgen Habermas discorre sobre a ação comunicativa na esfera pública, área de discussão entre comunidade política e os indivíduos (1962), e defende a cultura do diálogo de modo sincero e autêntico como práxis emancipatória para que ocorra problematização e argumentação das questões comunitárias elaborando melhorias para a sociedade (1984).

Visto que o poder não está concentrado nos agentes estatais e que as formas de representatividade convencionais na democracia não consegue suprir a demanda real da população, o advento das mídias sociais faz parte de uma arena de debate que não precisa de um intermediador formal. Dado que a internet detém um significativo papel na comunicabilidade contemporânea, ela representa um meio em que as manifestações do corpo social podem chamar atenção e provocar reação efetiva do poder político, sendo assim uma ferramenta democrática.

A interconexão permite o ativismo digital e o hacktivismo (junção do termo hacker e ativismo), ações coletivas com o objetivo de promover maior dimensão e visibilidade para assuntos e dados que nos dias de hoje não se limita ao local, podendo ser expandido globalmente.

Através de projetos, abaixo-assinados e mudança de leis, são capazes de mobilizar socialmente e desencadear mudanças políticas relevantes(como a Primavera Árabe que eclodiu com a divulgação de dados pelo grupo Anonymous) Na atual situação da pandemia, e de recomendação de distanciamento social, as questões são difundidas primordialmente por intermédio das redes sociais.

Como forma de exemplo, o boicote do comício de reeleição de Donald Trump por grupos organizados em aplicativos de vídeos de curta duração, e a conjuntura da morte de Georg Floyd que mobilizou reivindicações coletivas e reemergiu cyber-ativistas Anonymous, que usam habilidades da informática para vazamento de dados, algumas vezes de cunho privado de empresa ou pessoa para benefício do interesse comunitário.

Diante disso, Habermas (1962) expõe a importância do elemento comunicativo para a execução da democracia, que concomitantemente aos os avanços do sistema de informação, a comunidade aprende a usá-la para beneficiar e reivindicar seus direitos e opiniões por meio de discussões e da cultura do diálogo. Elementos fundamentais para a construção e desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e representativa, que alcança as autoridades políticas que detém poder legal para interferir ou mudar em cenários juridicamente. 

Referências 

HABERMAS , Jurgen. (1962) The Structural Transformation of the Public Sphere. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=e799caakIWoC&oi=fnd&pg=PP17&dq=The+Structural+Transformation+of+the+Public+Sphere+(1962)&ots=5QLEkVW3C_&sig=cM387mFQmCyF9gKFY4lCBwQaUAs#v=onepage&q=The%20Structural%20Transformation%20of%20the%20Public%20Sphere%20(1962)&f=false>

FILHO, Fabrício. Mais da metade da população mundial acessa a internet. Olhar Digital. Disponível em: <https://olhardigital.com.br/noticia/mais-da-metade-da-populacao-mundial-acessa-a-internet/91990>

KIM, Suk-Young. K-pop stans’ anti-Trump, Black Lives Matter activism reveals their progressive evolution. NBC. Disponível em: <https://www.nbcnews.com/think/opinion/k-pop-stans-anti-trump-black-lives-matter-activism-reveals-ncna1232327?cid=sm_npd_nn_tw_ma>

Habermas, J. (1984). The theory of communicative action. Vol 1. Reason and the rationalization of society. Boston, Beacon Press. Disponível em: <https://teddykw2.files.wordpress.com/2012/07/jurgen-habermas-theory-of-communicative-action-volume-1.pdf>

OLIVEIRA ,2012 , Ciberdemocracia, ativismo digital e novas mídias.(PDF)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s