Leônidas Barbosa – acadêmico do 1° semestre de Relações Internacionais da UNAMA.
Em 1914, o cenário mundial encontrava-se tensionado devido a conflitos recentes como as Guerras dos Balcãs, Levante dos Boxers, Guerra Russo-Japonesa e entre outras. Com isso, o fervor nacionalista e imperialista estava em alta em inúmeros países, as disputas entre Estados para controle de colônias e rivalidades ainda mais intensas.
O estopim para a Grande Guerra foi em 28 de junho de 1914 com o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando e sua esposa Sofia Chotek pelas mãos do Grupo Militar Secreto Sérvio Mão Negra, a morte do arquiduque e de sua esposa foi usada como justificativa para o Império Austro-húngaro declarar guerra contra o Reino da Sérvia.
As alianças militares dos Impérios Austro-húngaro e o Reino Sérvio trouxeram Alemanha e Rússia para o conflito, outros países como França e Romênia também foram levados à guerra. A Inglaterra declara guerra à Alemanha devido a uma invasão a Bélgica; outros países declararam guerra entre si como oportunidade para expandir seu território e influência. Ao longo do tempo se formaria duas alianças essas a qual seriam: os Poderes Centrais composto pelo Império Alemão, Otomano, Austro-húngaro e Itália, e a Tríplice Entente formada por Grã-Bretanha, França, Rússia e Sérvia.
O início da guerra foi marcado pelo choque do novo com o antigo, táticas antigas napoleônicas se mostrariam inúteis contra a guerra de trincheiras, que resultaria em graves perdas iniciais, principalmente para os Aliados.
As perdas em grande escala e a invasão de colônias geraram necessidade de novas tropas e mão de obra, logo o império britânico e a França iniciaram uma campanha de recrutamento colonial intensivo para repor as suas perdas ou ocupar territórios desprotegidos.
O recrutamento colonial britânico foi específico e com enfoque racial, onde só indianos podiam participar do front europeu, o que resultou em 1.5 milhões de tropas indianas pelo globo e a criação dos Gurkhas. Os franceses foram mais abertos a utilização de soldados afrodescendentes e árabes, que proviam em grande parte do Norte da África e da América do Norte, já que os E.U.A não permitiam soldados brancos e negros juntos, então enviavam eles para os franceses, o que resultou no surgimento do regimento dos Harlem Hellfighters, esse os qual foram condecorados com a Croix de Guerre e 170 medalhas de honra pelo governo francês.
De 1914 a 1916 se tinha a impressão de uma guerra estática, parada, onde não se havia progresso, porém em 1916 a 1917, a invenção do tanque pelos aliados e a entrada dos Estados Unidos muda o ritmo da guerra tornando agressão uma opção viável, o império russo passava por uma crise política interna e pressões da população para a sua saída da guerra e se viu forçado a sair do conflito. Em 1918, a Alemanha inventa as tropas de choque e revoluciona a guerra, as trincheiras se tornam mais obsoletas e numa tentativa de acabar a guerra o Exército alemão lança uma ofensiva final que seria conhecida como a Kaiserschlacht.
A ofensiva alemã falha devido a problemas logísticos e os poderes centrais, já enfraquecidos por falta de soldados e recursos, assinam o Armistício de Compiègne, acabando com o conflito no front ocidental. O Tratado de Versalhes afetou pesadamente a Alemanha, impondo uma divida de 20 bilhões de euros e limitação do seu exército, os alemães classificaram o tratado como “diktat”, uma imposição.
Conflitos ainda iriam continuar como a Revolução Russa e a Revolta árabe, a maioria dos impérios começavam a perder poder e legitimidade, o que logo levaria a dissolução ou mudanças drásticas no governo. As cicatrizes deixadas pela primeira guerra são visíveis até hoje e semearam as raízes da Segunda Guerra Mundial.
Quer saber mais sobre a primeira guerra? Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=SLj5r2nZHB8
REFERÊNCIAS
Britsh Library – Experiences of Colonial Troops, 2014 [Internet] Disponível em: <https://www.bl.uk/world-war-one/articles/colonial-troops> Acesso em: 01 de Julho, 2020.
Encyclopedia Britannica – World War I, 2020 [Internet] Disponível em:| <https://www.britannica.com/event/World-War-I> Acesso em: 01 de Julho, 2020.
Parabéns Leônidas, texto claro, objetivo e rico em esclarecimento.
CurtirCurtido por 1 pessoa