Jaiane Madza Almeida – Acadêmica do 3° semestre de Relações Internacionais da UNAMA
MICHAEL JACKSON’S THIS IS IT (2009)
Direção: Kenny Ortega
Elenco: Michael Jackson
O documentário mostra os bastidores da inédita turnê “this is it”, revelando os últimos momentos de vida de Michael Jackson, e o empenho do artista em dar a volta por cima nos palcos.
Com a morte prematura do cantor, os cinquenta shows que estavam marcados, nunca aconteceram e o documentário é o máximo que os fãs chegaram da superprodução que estava sendo preparada.
É importante enfatizar que o documentário não é um retrato de como foram os últimos dias de Michael. É somente um esboço do que seria a última turnê que ele faria na Inglaterra. A última de sua carreira e que teve todos os ingressos vendidos. O que se passa durante quase duas horas de filme, deixa evidente que a turnê seria inesquecível. “This is it”, chega a mostrar algumas músicas prontas, como seriam exibidas no show. Da abertura com “Wanna Be Starting Something”, ao encerramento com “Man on the Mirror”, o que se observa é uma profusão de coreografias sensacionais, uma tela de cristal líquido (a maior do mundo), excelentes dançarinos, acrobacias, um coro de crianças e videos originais, que seriam projetados ao mesmo tempo que as músicas nos shows.
HISTÓRIAS CRUZADAS (2012)
Direção: Tate Taylor
Elenco: Emma Stone, Jéssica Chastam, Viola Davis
O filme conta a história de Skeeter, uma garota da sociedade de elite dos anos 60, que retorna para Jackson, no estado de Mississipi, determinada a virar uma escritora. Ela começa a entrevistar mulheres negras, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da Elite branca, com a intenção de escrever um livro sobre os problemas do sistema da época. Aibileen Clark, a empregada da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a dar entrevista.
A iniciativa de Skeeter em escrever o livro causa um enorme escândalo na sociedade, pois a história se passa na década de 60, em pleno apartheid no estado de Mississipi.
A situação vivida pelas personagens são dignas de indignação e reflexão sobre o mundo atual e de como, mesmo depois de tanto tempo, questões como violência doméstica, exploração de trabalho, segregação racial e racismo ainda se fazem muito presentes hoje, na sociedade como um todo.