A Política Externa Brasileira em tempos de pandemia

Jair-Bolsonaro-Ernesto-Araújo-Foto-Marcos-Corrêa-PR

Sergio Sales – Acadêmico do 3° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

O neoliberalismo faz parte do vasto conjunto de teorias que compõem o campo de estudo das Relações Internacionais. Joseph Nye, autor neoliberal, criou uma teoria que está relacionada com a distribuição de poder e como ele se relaciona com a difusão de poder, e a resposta seria parecida com um tabuleiro de xadrez tridimensional, onde no topo estaria o poder militar entre os Estados. Militarmente, os Estados Unidos são a única potência mundial, e assim será por um bom período.

No meio do tabuleiro tridimensional está o poder econômico entre os Estados, onde o poder é multipolar, havendo países que se equilibram entre si como os Estados Unidos e alguns países da Europa, bem como a China e o Japão. A parte de baixo do tabuleiro é das relações transnacionais. Ações que cruzam fronteiras sem o controle dos governos, tais como: Mudanças climáticas, tráfico de armas e drogas, pandemias etc. todas as ocasiões que saem do controle de qualquer governo fazem parte desse nível.

O poder estaria distribuído de forma caótica, e a única forma de resolver esses problemas, e, é este um dos principais desafios deste século segundo o autor, é por meio de cooperações, fazendo com que a habilidade de criar “networks” para lidar com esse tipo de problema e ser capaz de conseguir a cooperação se torne deveras importante para todos os estados.

Quando se trata da pandemia do COVID-19, pode-se perceber uma melhoria na análise de temas internacionais relevantes tais como a política externa dos países e como eles estão trabalhando em defesa de sua população. A política externa brasileira vem sendo muito discutida nos últimos meses pela maneira que o governo decidiu tratar a pandemia, estabelecendo uma preocupação geral no mundo. 

Analisando a política externa do Brasil, fica fácil de visualizar uma certa divergência entre os ideais brasileiros e os ideais de grande parte dos países ao redor do mundo. Não é diferente quanto ao tratamento que o mesmo está dando a pandemia, uma vez que ele está sendo criticado por grande parte dos Estados. A reabertura dos shoppings e comércios, quebra da quarentena por parte da população e discursos que dizem que a pandemia não é grande coisa, comprovam a divergência de pensamentos e atitudes do país com o resto do mundo.

Colocando em vista a atual situação do Brasil a luz do pensamento de Joseph Nye, pode-se perceber que, em momentos de pandemia como o que o mundo enfrenta nos dias de hoje, o correto a se fazer seria reforçar os laços com os demais países para que o Estado possa ser capaz de lidar com os problemas não só internos como externos, e a notícia de que os Estados Unidos e a Europa proibiram a entrada de brasileiros em seu território enquanto a pandemia não estiver controlada, é uma barreira gigante não só na economia brasileira, mas na credibilidade do país para qualquer tipo de relação transnacional, além de atrasar e muito o combate ao COVID-19.

Haja vista os fatos supracitados, é muito importante que o país comece a utilizar o que Joseph Nye chama de soft power ou poder brando, que visa ter uma habilidade de fazer com que os outros queiram o que você quer para se obter os resultados que deseja, sem utilizar de coerção ou pagamento. A divergência nas atitudes do governo brasileiro está dificultando possíveis ajudas no combate a pandemia por parte de outros países, colocando em risco sua própria população e fazendo com que os olhos do mundo se virem negativamente ao Brasil. 

Referências: 

KEOHANE, Robert. NYE, Joseph. Power and Independence. [s.l.]: Pearson Education (US), 1977.

TED. Joseph Nye on global power shifts. 2010. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=796LfXwzIUk&t=452s> Acesso em 12/06/2020.

Europa vai barrar a entrada de brasileiros enquanto pandemia não estiver controlada. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/06/europa-vai-barrar-a-entrada-de-brasileiros-enquanto-pandemia-nao-estiver-controlada.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social-media&utm_content=geral&utm_campaign=noticias 

Restrição à entrada de brasileiros nos EUA começa a valer na quarta-feira. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2020/05/25/interna_mundo,858202/restricao-a-entrada-de-brasileiros-nos-eua-comeca-a-valer-na-quarta-fe.shtml

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s