Possível vacina chinesa contra Covid-19 se mostra promissora em testes com animais

O Instituto de Produtos Biológicos de Pequim, filiado à estatal China National Pharmaceutical Group (Sinopharm) está desenvolvendo uma vacina contra a COVID-19, denominada BBIBP-CorV. Segundo os pesquisadores, além da aparente segurança da vacina, o teste em macacos demonstrou que a vacina foi capaz de desencadear anticorpos que poderiam fortalecer a infecção. O estudo foi divulgado pela publicação científica Cell e o teste em humanos está andamento, contando com mais de mil participantes.

Veja a notícia completa, em: https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN23H29E-OBRWD

A onda de indignação contra o racismo se espalha por todo o mundo

Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, Espanha, Portugal, França, Brasil… Movimento ‘Black lives matter’ ganham adesão de multidões que se espalharam para ter suas vozes ouvidas no domingo (07/06/2020)

O movimento Black Lives Matters teve grande adesão em Londres e a cidade se tornou a vanguarda da mobilização global contra a morte do norte-americano George Floyd. As manifestações se espalharam para outras cidades do Reino Unido. Em Bristol, a estátua de Edward Colston, comerciante de escravos do século XVII, foi derrubada no rio por alguns manifestantes. Os protestos contra o racismo ganharam impulso na Europa e se espalharam por diversos países do mundo, tornando-se uma mobilização global contra o racismo.

Acompanhe a notícia na íntegra, em: https://brasil.elpais.com/internacional/2020-06-07/reino-unido-protagoniza-os-protestos-mais-intensos-da-onda-global-contra-o-racismo.html

Sem título

Manifestantes derrubam, colocam fogo e jogam em lago estátua de Cristóvão Colombo nos EUA

Um grupo de manifestantes na cidade norte-americana de Richmond, no estado da Virgínia, derrubou uma estátua do navegador Cristóvão Colombo.

No dia 09 de junho de 2020, terça-feira, a estátua de Cristóvão Colombo foi derrubada por manifestantes na cidade de Richmond, estado da Virgínia. Os manifestantes usaram três cordas para derrubar a estátua e depois a jogaram no lago Fountain, no Parque Byrd. Nos Estados Unidos e na Europa, as estátuas que homenageiam personalidades históricas acusadas de racismo tem sido alvo dos protestos antirracistas, que se iniciaram no final de maio e que foram impulsionados pela morte do norte-americano George Floyd. 

Veja a notícia completa, em: https://br.sputniknews.com/amp/americas/2020061015684228-manifestantes-derrubam-tacam-fogo-e-jogam-em-lago-estatua-de-cristovao-colombo-nos-eua-fotos/?__twitter_impression=true

Sem título

Por Covid-19, residentes do Brasil podem ter entrada barrada na União Europeia

No dia 11 de junho de 2020 -quinta-feira- a Comissão Europeia lançou documento com as recomendações sobre a abertura das fronteiras, que ocorrerá a partir de primeiro de julho do corrente ano. Em um primeiro momento, somente  viajantes oriundos de países com números da COVID-19 iguais ou melhores que os países da União Europeia que poderão entrar nos países do bloco. Considerando que atualmente o Brasil se posiciona como segundo país no mundo em contaminados pela COVID-19, os brasileiros podem ter sua entrada barrada. A lista dos países com restrição ainda não foi divulgada.

Para ler a notícia completa, acesse: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2020/06/11/por-covid-19-residentes-do-brasil-podem-ter-entrada-barrada-na-uniao-europeia

Sem título

Brexit: Londres quer finalizar seu vínculo com a União Européia no final do ano

O governo de Boris Johnson não deseja estender seu período de transição com a União Europeia

O governo britânico tinha até o final de junho para notificar a União Europeia sobre a sua vontade de estender o período de transição de saída do bloco. Durante esse período de transição, o Reino Unido continua com os mesmos deveres e obrigações de um país membro da União Europeia e poderia ter renovado esse status até o final de 2022. Ocorre que nesta sexta-feira, Londres formalmente notificou a União Europeia sobre a decisão de não estender o período, o que significa que somente continuará nesta condição até 21 de dezembro deste ano. 

Acompanhe a notícia na íntegra, em: https://www.lemonde.fr/international/article/2020/06/12/brexit-londres-veut-couper-son-lien-avec-l-union-europeenne-des-la-fin-de-l-annee_6042696_3210.html

53548650_303

Bolívia anuncia novas eleições para setembro

Após adiamento devido à covid-19, Tribunal Supremo Eleitoral boliviano marca data de pleito que elegerá novo presidente. Votação de 2019 foi anulada por suspeita de fraude e levou à renúncia de Evo Morales.

A eleição para presidente na Bolívia estava marcada para ocorrer em maio deste ano, mas devido a pandemia da Covid-19 foi suspensa. Em novembro do ano passado, ocorreu anulação do pleito que elegeu Evo Morales em seu quarto mandato, em decorrência de irregularidades apuradas pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Após protestos e pressão das Forças Armadas, Evo Morales renunciou ao cargo. As novas eleições presidenciais foram marcadas pelo Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia para ocorrer em 06 de setembro do corrente ano.

Para ler a notícia completa, acesse: https://www.dw.com/pt-br/bol%C3%ADvia-anuncia-novas-elei%C3%A7%C3%B5es-para-setembro/a-53661587