Jaiane Madza Almeida – Acadêmica do 3°semestre de Relações Internacionais da UNAMA
A onda (2008)
Direção: Dennis Gansel
Elenco: Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Diemelt
O filme conta a história de um professor de uma escola na Alemanha que tem a tarefa de explicar para uma turma de jovens sobre Estados Autocráticos. No meio da explicação, o professor faz a seguinte pergunta: “é possível ter uma nova ditadura na Alemanha?”. A primeira reação dos alunos é de espanto e negação e a resposta é: ” não, somos educados demais para isso”.
Diante da resposta, o professor resolve mostrar na prática quais os elementos necessários para exercer tal controle sobre a sociedade. Para isso, ele decide formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles nomeiam o movimento de “A onda” e escolhem um uniforme e criam até uma saudação.
O problema acontece quando o professor começa a perder o controle da situação e seus alunos começam a propagar “a onda” pela cidade, a transformando em um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias demais, o professor tenta impedir, porém, é muito tarde, o movimento já tomou conta da cidade inteira.
Raça (Race, 2016)
Direção: Stephen Hopkins
Elenco: Stephan James, Jason Sudeckis, Eli Goree
A cinebiografia é sobre Jesse Owens, atleta negro, americano, que ganhou quatro medalhas de ouro nas olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores “arianos” em pleno regime nazista de Adolf Hitler
O filme mostra que Jesse sofria com o racismo nas Olimpíadas por ser na Alemanha, justo no momento em que Hitler estava no poder. Conta também a vida de Jesse desde a infância e o racismo sofrido por ele na escola, e até mesmo no centro de treinamentos, onde os negros sofriam segregação. Nos treinos, os negros tinham seus bancos, banheiros e quartos separados dos demais, além de muitas outras situações que o filme retrata.