A desfaçatez de David Frost

david frost

Ana Adrianny Nogueira – Acadêmica do 7° semestre de Relações Internacionais da UNAMA

O jornalista e apresentador de TV britânico, David Frost, ficou mundialmente conhecido pelas entrevistas realizadas em 1977 com o então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. Aquela foi a primeira vez que o ex presidente reconheceu ter alguma culpa no escândalo do Watergate – quando membros do Partido Republicano colocaram escutas ilegais nos escritórios do Partido Democrata.

Frost nasceu em 7 de abril de 1939 em Tenterden, no sudeste da Inglaterra, filho de uma família classe média privilegiada, estudou História na Universidade de Cambridge, onde teve o despertar para a dramaticidade e sátira. Talentos estes, que  lhe garantiu apresentar seu primeiro show – That Was the Week That Was um programa satírico na BBC. A partir desse feito, seu talento e sua personalidade se tornaram expoente.

Apresentou em seus 50 anos de carreira vários programas de televisão, entre eles “Breakfast with Frost”, “Frost over the World’’ e “Frost on Sunday”. Presidentes, primeiros-ministros, celebridades, a lista de convidados famosos para suas entrevistas foi numerosa e de êxito durante uma carreira vivida em diferentes redes de televisão (incluindo a BBC, a ITV, e desde 2006, a Al-Jazeera).

Com o seu jeito educado e meticuloso, ele conseguia poupar seus entrevistados na medida certa, para conseguir posteriormente respostas para questões polêmicas e delicadas em que os mesmo se encontravam.

Frost ao longo de sua carreira também escreveu 17 livros, produziu vários filmes e lançou dois canais de televisão, a London Weekend Television e a TV-am, além de ter se tornado um especialista em jornalismo provocativo. Veio a falecer em 2013, aos 74 anos, vítima de um ataque cardíaco. Deixando nada menos que um marco na história do jornalismo internacional.

Referências:

EM. Morre David Frost, a lenda do jornalismo britânico que entrevistou Nixon. Disponível em: < https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2013/09/01/interna_internacional,443039/morre-david-frost-a-lenda-do-jornalismo-britanico-que-entrevistou-nixon.shtml >. Acesso em: 30 de maio de 2020.

PUBLICO. Morreu David Frost, o entrevistador que levou Nixon a confessar alguma culpa. Disponível em: < https://www.publico.pt/2013/09/01/mundo/noticia/morreu-david-frost-o-entrevistador-que-levou-nixon-a-confessar-alguma-culpa-1604586 >. Acesso em: 30 de maio de 2020.

BRITANNICA. Sir David Frost. Disponível em: < https://www.britannica.com/biography/David-Frost >. Acesso em: 30 de maio de 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s