Dicas de Filmes

Jaiane Madza Almeida – Acadêmica do 3°semestre de Relações Internacionais da UNAMA 

 

ADEUS, LÊNIN (2003)

divulgacao-

Direção: Walfgang Becker

Elenco: Daniel Brühl, Katrin Sass, Chulpan Khamatova 

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, iniciou-se a chamada Guerra Fria, confronto ideológico entre Estados Unidos (EUA) e União da Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Durante quase quatro décadas (1945-1989), o mundo viveu a tensão da possibilidade de haver um conflito armado entre essas duas potências mundiais.

Durante o período dessa guerra ideológica, foi construído um muro em Berlim, em agosto de 1961, que dividia a população alemã. De um lado estava a Alemanha Ocidental e capitalista, comandada pelos Americanos. Do outro estava a Alemanha Ocidental socialista, comandada pela URSS. Em novembro de 1989, finalmente, depois de muitos protestos da população alemã, o muro foi derrubado, juntando novamente o território e o povo alemão.

Em destarte, o filme “Adeus, Lênin” aborda a história da Sra. Kerner devota do socialismo na antiga Alemanha oriental, que tem um ataque cardíaco ao ver o filho, Alex, ser preso durante um protesto contra o sistema vigente. 

Por conta do ataque cardíaco, ela acaba ficando em coma, e quando acorda, após a queda do muro de Berlim em 89, a Alemanha havia sido reunificada, prevalecendo o sistema capitalista. Por causa da saúde frágil, o médico aconselha a seu filho que não a deixe passar por fortes emoções, pois outro ataque poderia ser fatal.

Com medo do estado crítico da saúde da mãe e sabendo de seu fanatismo pelo sistema socialista, Alex tenta evitar de toda forma que ela fique sabendo ou presencie as mudanças ocorridas no país. Por isso, a faz viver numa ilusória Alemanha Oriental.

A obra mostra como Alex consegue criar essa ilusão, mudando as embalagens dos produtos industrializados e até inventando falsos programas de televisão, com a ajuda de um amigo produtor, ele cria documentários para preencher o dia a dia da mãe sem que ela perceba a real situação do país. 

Unmasking Jihadi John (2019)

unmasking-jihadi-joh_t281110

Direção: Anthony Wonke

Nacionalidade: Reino Unido

O documentário conta a história por trás da caçada a Jihadi John, garoto-propaganda do Estado Islâmico, pelos serviços militares e de inteligência dos Estados Unidos e Grã-Bretanha. Um interrogatório da visão distorcida do mundo, adotado pelo Estado Islâmico e sua máquina de propaganda, operada por Jihadi, que transformou sites de mídia social como o YouTube e Twitter em plataforma de recrutamento e ameaças aos Estados Unidos.

O longa-metragem tem uma linhagem bem interessante sobre o recrutamento de Jihadi John para o Estado Islâmico. Mostra como um menino apaixonado por esporte, que queria ser jogador de futebol, virou um dos assassinos mais sensacionalistas e cruéis do Estado Islâmico. O documentário mostra ainda os relatos de dois homens que foram reféns de Jihadi John e mostra imagens reais dos assassinatos cometidos por ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s