Sem título

Ciclone Amphan semeia desolação na Índia e Bangladesh

A tempestade tropical mais poderosa desde 1999 atingiu a região de Sundarbans e a cidade de Calcutá, matando pelo menos 100 pessoas e destruindo as casas de 500.000 pessoas.

Não é possível precisar ainda os danos causados ​​pelo ciclone Amphan, que  passou pela região de Calcutá, na noite do dia 20 de maio para o dia 21 de maio. O ciclone atingiu a fronteira da Índia e Bangladesh, destruiu  aldeias costeiras e causou pelo menos 100 mortes. De acordo com a primeira-ministra da Índia, Narendra Mod, os efeitos do ciclone são mais preocupantes do que os efeitos da pandemia.

Veja a notícia completa, em: https://www.lemonde.fr/planete/article/2020/05/21/le-cyclone-amphan-seme-la-desolation-en-inde-et-au-bangladesh_6040349_3244.html

A nurse fills a syringe with a vaccine before administering an injection at a children's clinic in Kiev

Primeiros resultados de testes em humanos mostram que vacina gera imunidade

A vacina desenvolvida pela CanSino Biological Inc. e pelo Instituto de Biotecnologia de Pequim  foi uma das primeiras vacinas Covid-19 testada em humanos. Os resultados foram publicados na revista médica The Lancet, nesta sexta feira, tendo se mostrado segura, além de apresentar uma resposta imune contra o novo coronavírus. O teste foi realizado em pessoas não infectados pelo vírus, com idades entre 18 e 60 anos, em Wuhan, China. 

Para acompanhar a notícia na íntegra, acesse: https://www.cnnbrasil.com.br/amp/internacional/2020/05/22/primeiros-resultados-de-testes-em-humanos-mostram-que-vacina-gera-imunidade

Sem título

“A maior parte do fundo de reconstrução deve ser para subsídios, não créditos”

O candidato a líder do centro-direita alemão, Norbert Röttgen, alerta para o perigo de um retorno acelerado à normalidade

Norbert Röttgen é um velho conhecido da política alemã e candidato para talvez suceder a chanceler Angela Merkel, que termina seu quarto mandato no próximo ano. Na entrevista com La Repubblica e EL PAÍS, defendeu a necessidade de criação do  fundo de reconstrução da economia europeia, mas com a maior parte do dinheiro destinada a subsídios e não créditos.  Além disso, se mostrou preocupado com o relaxamento no país das medidas de restrições para o combate ao Covid 19. 

Acompanhe a notícia completa, em: https://elpais.com/internacional/2020-05-19/la-mayor-parte-del-fondo-de-reconstruccion-debe-ser-para-subsidios-no-creditos.html

 

53527608_303

Lei proposta por China pode minar autonomia de Hong Kong

Pequim alegou ameaça de protestos à segurança nacional para apresentar projeto que aumenta controle sobre o território. Para especialistas, legislação abre precedente de interferência e enfraquece autonomia de Hong Kong.

Nesta sexta-feira (22/05), o Congresso Nacional da China  anunciou um  projeto de lei que possibilitará o estabelecimento de agências de segurança do governo chinês no território de Hong Kong. Além disso, o chefe do Executivo da região semiautônoma ficará obrigada enviar relatórios regularmente a Pequim. Os protestos antigovernamentais do ano passado foram vistos como um aumento dos riscos à segurança nacional em Hong Kong. 

Para acompanhar a notícia na íntegra, acesse: https://m.dw.com/pt-br/lei-proposta-por-china-pode-minar-autonomia-de-hong-kong/a-53538628

348c79aef4bf42aeabd31f5b0cb09f39_18

Guterres: países africanos podem ser poupados da pior pandemia

O chefe da ONU elogia o continente por responder rapidamente, mas diz que milhões podem ser levados à extrema pobreza.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, elogiou o continente africano por adotar medidas rápidas à pandemia. Por outro lado, enfatizou que a pandemia pode levar  milhões de pessoas na África para a extrema pobreza. Guterres pediu “ação internacional”  com vistas a solidificar o sistema de saúde e manter o suprimento de alimentos e, assim, evitar uma crise financeira na África.

Veja a notícia completa, em: https://www.aljazeera.com/news/2020/05/guterres-african-countries-spared-worst-pandemic-200520073345041.html

p08dzp8c

Tribunal brasileiro divulga vídeo de Bolsonaro de boca suja

A Suprema Corte do Brasil divulgou um vídeo mostrando o presidente Jair Bolsonaro expressando frustração por não ter conseguido mudar as autoridades de segurança e jurando proteger sua família.

O vídeo divulgado pela Suprema Corte do Brasil faz parte de um procedimento que investiga suposta tentativa do presidente do Brasil, Jair Bolsanaro, de interferir na Polícia Federal. Bolsonaro nega qualquer irregularidade. A crise política no Brasil se intensificou no dia que o Brasil se tornou  o segundo país no mundo com maior número de casos de coronavírus. 

Acompanhe a notícia completa, em:https://www.bbc.com/news/amp/world-latin-america-52779998