Destaques Internacionais

_112293862_mediaitem112293861

Coronavírus: Bolsonaro vê demissão do segundo ministro da Saúde

O ministro da Saúde do Brasil se demitiu depois de menos de um mês no cargo, após desentendimentos sobre a forma como o governo lidou com a crescente crise de coronavírus no país.

O ex-ministro da saúde do Brasil, Nelson Teich, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira. Teich  se pronunciou sobre o assunto em uma coletiva de imprensa, mas não informou o motivo que levou a sua demissão. Recentemente, o ex- ministro teve algumas discordâncias com o presidente, Jair Bolsonaro, sobre como o governo tem lidado com a pandemia, como, por exemplo, o desejo do presidente de usar amplamente a cloroquina como tratamento. 

Para acompanhar a notícia na íntegra, acesse: https://www.bbc.com/news/world-latin-america-52682358

38658330_303

Indígenas da Amazônia lançam fundo para enfrentar covid-19

Grupo composto por indígenas dos nove países da Amazônia quer arrecadar 6 milhões de dólares em doações. Recursos serão usados em medidas para combater o avanço do coronavírus em mais de 3 mil comunidades.

Liderança de nove países da região da Amazônia lançaram um fundo com o intuito de arrecadar recursos para o combate a pandemia da Codiv 19. A doença tem causado muitas mortes nos territórios indígenas. O fundo pretende beneficiar 3 mil comunidades e será administrado por um grupo de trabalho criado com as organizações indígenas. Além disso, será fiscalizado Rainforest Foundation.

Acompanhe a notícia completa, em: https://www.dw.com/pt-br/ind%C3%ADgenas-da-amaz%C3%B4nia-lan%C3%A7am-fundo-para-enfrentar-covid-19/a-53355369

V4OQP32MJNFODACSAFJ2G2D7FY

Relações entre Cuba e EUA voltam aos tempos de Ronald Reagan

Administração Trump inclui Havana em seu catálogo de países que não colaboram na luta contra o terrorismo

Cinco anos após os EUA excluírem Cuba da lista de países que patrocinam o terrorismo, o presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a incluir o país na lista de países que não cooperam com os Estados Unidos na luta antiterrorista. A inclusão de Cuba na lista acarreta restrições às exportações e ao comércio e permite que os EUA aumentem a pressão sobre o sistema financeiro do país. 

Veja a notícia completa, em: https://brasil.elpais.com/internacional/2020-05-15/relacoes-entre-cuba-e-eua-voltam-aos-tempos-de-ronald-reagan.html

44a44a4927a5465eaacf8e72d4a6adf2_18

Anexação do vale do Jordão à ‘catástrofe completa de 1948

O 72º aniversário da Nakba ocorre quando Israel se prepara para expandir seu território para quase toda a Palestina histórica.

Israel pretende anexar ao seu território mais terras da Cisjordânia ocupadas ilegalmente. De acordo com pensadores e políticos importantes, esse cenário se assemelha ao êxodo em massa que ocorreu em 1948 e é visto como uma nova calamidade para os palestinos. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e seu recém-aliado Benny Gantz planejam concretizar a anexação em 1º de julho deste ano. 

Para acompanhar a notícia na íntegra, acesse: https://www.aljazeera.com/news/2020/05/annexation-jordan-valley-complete-1948-catastrophe-200515111146185.html

Trump diz que os EUA derrotarão Rússia e China com ‘míssil super veloz’

O desenvolvimento de mísseis ocorre quando a retórica do presidente dos EUA alimenta o medo de uma nova corrida armamentista nuclear

Nesta sexta-feira, o presidente norte-americano Donald Trump revelou a bandeira para a sua nova força espacial. O acontecimento ocorreu no Salão Oval, ocasião em que Trump também pronunciou que  os EUA estavam desenvolvendo um míssil de alta velocidade, 17 vezes mais rápido que os seus adversários militares, como Rússia e China. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realmente anunciou o desenvolvimento de um míssil nuclear hipersônico. O cenário de disputa pela criação dessas novas tecnologias e a saída dos EUA de tratados importantes levam ao medo de uma nova corrida armamentista nuclear. 

Para ler a notícia completa, acesse: https://amp.theguardian.com/us-news/2020/may/15/super-duper-missile-us-trump-military

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s