Jaiane Madza Almeida – Acadêmica do 3° semestre de Relações Internacionais da UNAMA
Quanto vale ou é por quilo? (2005)
Direção: Sérgio Biachi
Elenco: Arichê Cavalli, Lázaro Ramos, Umberto Magnani, Hérson Capri, Ana Carbatti, Cláudia Mello
Nacionalidade: Brasil
O filme traça um paralelo entre a vida no período da escravidão e a sociedade brasileira atual, enfatizando a semelhança que existe entre o contexto social daquela época e hoje. A história se desenrola nos dois períodos ao mesmo tempo.
Apesar de ser uma obra de ficção, a escravatura é mostrada de forma bem real. Ao traçar esse paralelo entre os dois períodos, o filme questiona até que ponto a estrutura da sociedade brasileira mudou da época colonial para hoje, fazendo o espectador ter consciência da impossibilidade de olhar o presente sem lembrar do passado. Assim como, enxergar as grandes desigualdades sociais, econômicas e de direitos do Brasil.
O longa termina com dois possíveis desfechos, mas deixando em aberto possibilidades para que o espectador possa criar outros finais para a história.
“Quanto vale ou é por quilo?”, traz questões fundamentais para quem quer refletir mais seriamente sobre desigualdade, direitos, o capitalismo e seu único interesse: o lucro. Também promete a reflexão sobre a escravidão ter acabado de fato, ou apenas mudado de nome.
Django Livre (2012)
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Jamie Fox, Christoph Watz, Leonardo DiCaprio
Django é um ex-escravo conhecido pelo seu histórico brutal com seus ex-senhores. Isso desperta o interesse do caçador de recompensas alemão, Dr.King Schultz, que está procurando os sanguinários irmãos Brittle, e Django é o único que pode o ajudar a chegar a eles. Schultz compra Django com a promessa de o libertar quando tiver capturado os irmãos Brittle, vivos ou mortos.
Ao concluir o plano, Schultz libera Django, porém os dois decidem continuar trabalhando juntos. Dessa vez eles vão em busca dos criminosos mais perigosos do Sul dos Estados Unidos. Com um inegável talento de caçador, Django tem um objetivo maior, que é encontrar e resgatar Broomhilda, sua esposa que foi vendida para outros senhores, e ele não vê há muitos anos.
A Busca de Django e Schultz leva-os a Calvin Candie, dono de “Candyland”, uma plantação famosa por treinar escravos para lutar. Os dois entram no local com identidades falsas e chamam a atenção de Stephen, o escravo de confiança de Candie. Para eles conseguirem sair de lá a salvo e com Broomhilda, passarão por muitos desafios e terão que escolher entre solidariedade e independência, sobrevivência e sacrifício.